Meningencefalite ou Criptococose

573 palavras 3 páginas
Introdução
A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e toda a medula espinhal. Ela pode ser de origem: Infecciosa, Viral, Bacteriana, Fúngica e, Inflamatória (traumatismo).
No passado, esta doença levava a maioria dos pacientes a óbito, deixando seqüelas neurológicas nos pacientes que sobreviviam. Com o conhecimento mais profundo da patologia, a evolução das técnicas de diagnóstico e o desenvolvimento dos antibióticos e vacinas, a taxa de mortalidade e as seqüelas diminuíram,permitindo aos pacientes melhor qualidade de vida.

Nosso trabalho irá se aprofundar na Meningite Fungica (por Criptococos) que se trata de um tipo mais raro e que acomete principalmente pessoas que estão imunodeprimidas.

Meningencefalite ou Criptococose.
O que é:
A meningencefalite , também conhecida como criptococose ou torulose,é uma patologia infecciosa,com evolução subaguda ou crônica,causada por um fungo chamado Cryptococcus neoformans que mostra predileção pelo sistema nervoso.Esse fungo está presente em frutas, cereais, árvores e nas fezes de aves como os pombos, considerados os principais transmissores da doença.
Entre as micoses disseminadas do homem, a criptococose é a que mais compromete o sistema nervoso. Ela atinge principalmente a região encefálica onde será localizada a infecção.
Transmissão:
Os seres humanos são geralmente contaminados através da inalação das fezes dessas aves, resultando em uma infecção respiratória, porém se o indivíduo estiver com o sistema imunológico fraco ( principalmente nos casos de Lúpus,AIDS e Diabetes), a infecção tende a se espalhar pelo sangue causando danos cerebrais que podem levar a morte. Ele não é transmitido pelo contato de pessoa a pessoa.

Sintomas:
Os sintomas podem ser divididos em duas partes:No estagio inicial observamos os sintomas mais leves e quando já houve a infecção e comprometimento do SNC onde observamos os sintomas mais específicos. Corrimento nasal: Dispnéia; Espirros; Dor

Relacionados