Criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
rimini
Fundação Educacional de Ituiutaba – FEIT
Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Márcia Helena Martins Ferreira

TEORIA DO LABELING APPROACH

Ituiutaba
2012
TEORIA DO LABELINGAPPROACH – PARADIGMA DA REAÇÃO OU CONTROLE SOCIAL
 
                       O labelling approach (ou enfoque da reação social) surgiu na Criminologia Crítica e tem o controle social como seuprincipal objeto de estudo, isto é,  o sistema penal e o fenômeno do controle, pois estes criam a criminalidade através dos agentes do controle social formal que  estão a serviço de uma sociedade desigual.  
                         A teoria do labeling approach é uma corrente de pensamentos que serviu como transição do paradigma etiológico-determinista para a Moderna Criminologia Crítica. Ressalta-seque o paradigma da reação social deslocou a atenção da ciência criminal da pessoa do criminoso e das causas do crime, para questionar quem é definido criminoso, porque tal definição e que efeitossurgem da atribuição da condição desviante. Em razão disso, concentrou-se um estudo dos processos sociais que descambam na criminalização de condutas e no poder de definí-las. Os principaisrepresentantes do labelling approach são: Garfinkel, Goffman, Erikson, Cicourel, Becker, Schur, Sack, etc.
 
                        Na teoria do labeling approach o enfoque da Criminologia muda e a perguntapassa a ser: por que algumas pessoas são rotuladas pela sociedade e outras não? A tese central desse paradigma é que o desvio e a criminalidade não são uma qualidade intrínseca da conduta e sim umaetiqueta atribuída a determinados indivíduos através de complexos processos de seleção, isto é, trata-se de um duplo processo de definição legal de crime associado a seleção que etiqueta um autor comocriminoso. Em razão disso, ao invés de falar em criminalidade (prática de atos definidos como crime) deve-se falar em criminalização (ação operada pelo sistema e sustentada pela sociedade – senso comum...
tracking img