Criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios de Fixação
* Conceituar Criminologia.
É um conjunto de conhecimento que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como dapersonalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo.
* Caracterizar a ciências criminologia.
É uma ciência empírica e interdisciplinar. É empírica, pois baseia-se na experiência daobservação, nos fatos e na prática, mas que opiniões e argumentos. É interdisciplinar e portanto formada pelo diálogo de uma série de ciências e disciplinas, tais como a biologia, a psicopatologia, asociologia, política, a antropologia, o direito, a criminalística, a filosofia e outros.
A criminologia é ciência moderna, sendo um modo específico e qualificado de conhecimento e uma sistematização dosaber de varias disciplinas.
* Enumerar e explicar escolas criminológicas.
* Escola Clássica (Beccaria, século XVIII): no que diz respeito à utilização de uma metodologia lógico-dedutiva,metafísicas, onde não existia a observação empírica dos fatos.
* Escola Positiva (Lombroso, século XIX): Lombroso é considerado o marco da Escola Positiva, em termos filosóficos Augusto Comte. Ascaracterísticas principais desta escola mostra-se em três pontos: Empirismo (cientificidade, observação e experimentação dos fatos. Negação aos pensamentos dedutivos e abstractos); O Criminoso como objeto deestudo (importância dos estudo do criminoso como autor do crime. A delinquência é vista como um mero sintoma dos instintos criminogêneos do sujeito. Deve-se procurar trabalho com estes instintos porforma a evitar o crime); Determinismo. Ele aborda o delinquente através de um caráter plurifatorial, para ele o individuo é compelido a delinquir por causas externas, as quais não consegue controlar,assim, as pernas teriam o objetivo de proteção da sociedade e de reeducação do delinquente.
* Escola Sociológica (final do século XIX): Isoladamente, tanto a tendências sociológicas quanto as...
tracking img