Crimes hediondos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ESPECIALISTA NA QUALIFICAÇÃO DE CRIMES HEDIONDOS

Adans Schöpp dos Santos[1] e Endrigo Slawski Cruz*
Curso de Sistemas de Informação - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
Guaíba – RS – Brasil
adanschopp@terra.com.br, endrigosistemas@hotmail.com

____________________________________________
Resumo
Sistemas Especialistas (SE) são projetados paraexecutar tarefas que normalmente só podem ser realizadas por especialistas com grande conhecimento sobre um determinado assunto. Exemplos dessas tarefas incluem a diagnose médica, o projeto eletrônico e a análise científica. Programas que realizam essas tarefas têm se mostrado muito úteis, tanto onde há falta de especialistas humanos qualificados, quanto no auxílio a este no desempenho de suas funções.Seu comportamento é semelhante ao de um “expert” em algum domínio de conhecimento, devendo ser capazes de explicar suas decisões e as razões que o conduziram a adotar determinado raciocínio. O presente artigo aborda o desenvolvimento de um Sistema Especialista para auxiliar as pessoas na Qualificação de Crimes Hediondos. Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Inteligência Artificial, doCurso de Sistemas de Informação, durante o primeiro semestre de 2006, tendo grande contribuição do Bacharel em Direito Dr. Alex Schöpp dos Santos, que além de fornecer base de conhecimento também participou da validação e dos testes do Sistema, e da acadêmica de Direito Kira Chinepe Wolowski, a qual forneceu o material necessário para implementar a base de conhecimento.____________________________________________________________

_

1. INTRODUÇÃO

Sistemas Especialistas (SE) são programas de computador que agem ou se comportam como um especialista humano num campo particular. Os sistemas especialistas são desenvolvidos para diagnosticar problemas, prever eventos futuros e resolver problemas. Também são empregados para projetar novos produtos e sistemas, determinar omelhor uso para sobras de madeira, estabelecer limites de créditos e aumentar a qualidade dos serviços médicos. Como os especialistas humanos, os sistemas especialistas usam a heurística ou princípios básicos para chegar a conclusões ou fazer sugestões.
O Sistema Especialista na Qualificação de Crimes Hediondos auxilia as pessoas não especialistas no processo de identificação dos crimes hediondos,tendo como principal objetivo a informação, através da caracterização de cada crime e suas respectivas penas, especialmente aqueles que causam dúvidas perante a sociedade de um modo geral, os usuários podem realizar um pré-julgamento de um determinado réu, concluindo este com uma provável sentença.

2. ESTRUTURA DE UM SISTEMA ESPECIALISTA

Conforme os autores (Ralph M. Stair e George W.Reynolds), a característica mais importante de um sistema especialista é que ele depende de uma grande Base de Conhecimento (BC).

Uma grande quantidade de conhecimento é tão crítica para o sucesso de um sistema especialista quanto o é a questão de representação desse conhecimento para o projeto do sistema.

O sistema especialista possui várias características e capacidades, incluindo asrelacionadas a seguir:
Pode explicar seu raciocínio ou decisões sugeridas. É a capacidade para explicar como e o porquê de uma decisão ou solução.
Pode exibir um comportamento “inteligente”. Um sistema especialista pode propor novas idéias ou abordagens para solução do problema.
Pode esboçar conclusões de relacionamentos complexos. Os sistemas especialistas podem avaliarrelacionamentos complexos e, então, concluir e resolver problemas.
Pode fornecer conhecimento portátil. Os sistemas especialistas detêm a capacidade única de capturar a perícia humana.
Pode lidar com incertezas. Um dos recursos mais importantes dos sistemas especialistas é o de lidar com o conhecimento incompleto ou que não esta totalmente preciso.
Não são amplamente usadas e testadas....
tracking img