Crimes de transito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CRIMES DE TRÂNSITO
Os acidentes de trânsito são hoje uma das maiores causas de morte. A preocupação com a qualidade de vida e a segurança esta presente quando se fixa regras de comportamento, especialmente no transito onde ocorrem situações de riscos que precisam ser conhecidas por todos e gerenciadas. A convivência entre as pessoas utilizando espaços públicos envolve valores comoresponsabilidade e solidariedade.
No Brasil, a história dos acidentes de trânsito é configurada pelo rápido crescimento no uso de meios motorizados de transporte, dentro de um ambiente político-cultural e de circulação que não estava planejado para tais mudanças. Surgindo a linha deste estudo focando o comportamento de risco, a necessidade de educação no transito e o alto índice de acidentes devidoa falta desta educação ao aumento deste comportamento de risco.
De acordo com os especialistas na área, fazem parte do trânsito, os seres
humanos, enquanto pedestres, motociclistas, ciclistas, motoristas e passageiros, além dos veículos e ruas e demais vias nas quais circulam.
Neste ano o automóvel completou 241 anos de existência. Claro que a invenção de um francês chamadoNicholas Gygnot estava longe de ser a máquina que nós conhecemos hoje. O motor a vapor precisava ser reativado a cada 100 metros, o que não impedia que o carro de Nicholas Cygnot atingisse a velocidade de cinco quilômetros por hora.
Até a primeira década do século XX, a grande meta era fazer um veículo que pelo menos funcionasse. Em 1885-1886, o alemão Gottlieb Daimler inventou um motorrevolucionário, que é este que hoje conhecemos como motor a diesel. Dez anos depois, Henry Ford inventou seu primeiro carro.
Desde sua criação, o veículo automotor tem possibilitado o deslocamento de pessoas e mercadorias. Com o passar do tempo, foi se transformando em um bem de consumo, utilizado de forma individual ou coletiva. Sua utilização veio
acompanhada por complicações diversas, (poluição,congestionamento, acidentes) que geraram, e ainda geram, demandas de investimento em segurança viária.
Paralelamente ao aperfeiçoamento dos carros, evoluíram também os caminhões, os ônibus, os tratores e outras máquinas agrícolas e até aviões. Cresceu o intercâmbio de mercadorias entre regiões de um mesmo País e de um País para outro.
Cresceram também os problemas, os abusos develocidade e as vítimas de trânsito. A única vantagem que o trânsito leva é que todo mundo pode fazer alguma coisa para combater seus males. Toda pessoa, se não é, pode se tornar um especialista. Dirigir bem não é nenhuma vantagem: é uma obrigação. Neste sentido, destaca-se que á medida que novos veículos eram introduzidos nas sociedades, o tráfego ficava cada vez mais caótico ao que parece, em razãodas ruas não terem sido projetadas para o crescente número de veículo e circulação. Portanto, coube aos administradores das cidades, encontrarem medidas que viabilizassem a continuidade do tráfego, uma vez que pouco a pouco o trânsito se tornava indispensável à vida do homem.
Verifica-se através da história que, apesar dos esforços, especialmente dos ingleses, no sentido de controlar otrânsito, os enormes congestionamentos continuaram acontecendo, outras medidas implantadas por eles, dentre elas a proibição de estacionamento e exame de destreza para os condutores de veículos, porem individualismo prevaleceu e as medidas de cunho coletivo nunca foram utilizadas.
A mídia passou a gerar o perfil para identificação com o risco através de filmes, séries, comerciais dentre outros.Vemos lucros exorbitantes da bilheteria de filmes sobre rachas, carros turbinados, geralmente todos dirigidos por motoristas bonitos e rodeados de garotas.
O uso a velocidade e ao consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, é uma combinação arriscada, porém mesmo sabendo disso todos os dias barzinhos e boates estão lotadas de pessoas que estão bebendo e mais tarde serão motoristas....
tracking img