Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Barroco

1601
MARCO
Obra
PROSOPOPÉIA (1601)
Autor
Bento Teixeira (1561-1600)
CONTEXTO HISTÓRICO
O Barroco ou Seiscentismo denomina todas as manifestações artísticas do século XVII e iníciodo XVIII e, na literatura, é reflexo nítido de uma época profundamente angustiada. Nesse período, a Reforma de Lutero e Calvino dividiu os cristãos Europeus e, na tentativa de evitar a perda de fiéis,a Igreja Católica criou instituições florescentes na Península Ibérica, como o movimento da Contra-Reforma, que fundou a Companhia de Jesus e fortalece a Inquisição. Assim, enquanto a Europa evoluiucientificamente, Portugal e Espanha permaneceram defensores da cultura medieval.
Além disso, de 1580 a 1640, Portugal, sob o jugo espanhol, enfrentou uma situação insuportável, o que propiciou umambiente de pessimismo e desânimo, sobretudo, para a burguesia, que teve seu poder restringido pela submissão aos espanhóis e ao poder da Igreja - Contra-Reforma. A estética Barroca em Portugal resultoudesse domínio, sofrendo, por conseqüência, grande influência espanhola, principal foco irradiador dessa estética.
Depois do domínio Espanhol, nos séculos XVII e XVIII, a nação portuguesa decaiu nocenário Europeu e sua literatura girou em torno de outras culturas: do barroquismo espanhol, do arcadismo italiano e do iluminismo francês, afetando a iniciante literatura colonial brasileira que passou areceber tendências estrangeiras.
A partir da segunda metade do século XVI, os ciclos de ocupação e exploração intensa e regular das possibilidades econômicas do Brasil-Colônia fizeram surgir núcleosurbanos de grande importância cultural e econômica na Bahia e Pernambuco. Mais tarde, século XVII, com a mudança da sede do governo para o Rio de Janeiro, esta firmou-se também como centro social,político e cultural.
As invasões estrangeiras, do Rio de Janeiro ao Maranhão, nos séculos XVI e XVII, foram responsáveis não só pelas transformações ocorridas no Nordeste mas também pelo despertar...
tracking img