Criatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No mundo atual,nos deparamos com mudanças a cada dia. Afinal devemos evoluir,o processo é sempre progressivo,vivemos numa sociedade que busca sempre o aprimoramento. A melhoria e bem estar para aspopulações futuras.
Porém,nossos antepassados não contavam com tais direitos e tal liberdade de expressão que temos nos dias de hoje. Muitos eram oprimidos e por vezes até repreendidos. Os motivos eramdiversos,políticos,sociais e as vezes até pela igreja,com atuação do clero. Contribuíram para que diversos talentos fossem enterrados.
Mas para tocar nesse assuntos seria importante falar sobre osgrandes pensadores da Grécia antiga,onde a ideia de conhecimento começou a ser divulgada na idade medieval. Período no qual tivemos a atuação de Sócrates(469-399a.c.) ,Platão(428-347a.c.) e deAristóteles(348-332a.c.).Sócrates defendia o intelectualismo ético,através da definição precisa de conceitos morais,no qual a maldade é consequência da ignorância. Platão através disso lançou os conceitos deideia e opinião no seu popular mito caverna. Já Aristóteles ,discípulo de Platão desenvolve a filosofia original,que se contrapõe ao idealismo do mestre,defendo a realidade das coisas entre si. O quemais tarde seria o princípio da lógica formal. Estes pensadores influenciaram tanto a sociedade e suas ideias foram difundidas também no Império Romano,durante toda a sua existência. Contudo com asinvasões Bárbaras e a destruição do Império Romano,reduzem a busca do conhecimento como tarefa social e tratam ele como exclusividade de membros do clero. A cultura greco-romana passa a serresguardada nos mosteiros na figura dos monges. Estes últimos passam a converter o intelectualismo e naturalismo grego para espiritualismo cristão. O acesso ao conhecimento torna-se restrito,com afigura daigreja influenciando decisivamente na educação e na fundamentação dos valore morais ,políticos e jurídicos da sociedade medieval.
Esse quadro só mudaria mais tarde com a mobilização da burguesia...
tracking img