Criatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELES ESTÃO DE VOLTA


Convocados pelas empresas, profissionais com mais de 50 anos estão retornando ao trabalho. Saiba por que isso também é bom pra você.


Os senhores com cabelosjá grisalhos também fazem parte de uma equipe conhecida como jurassic team na Novelis, multinacional fabricante de laminas de alumínio. O apelido bem humorado PE uma referencia à idade avançada dogrupo de 20 técnicos e executivos, cuja média etária é de 63 anos. Todos eles foram contratados nos últimos 15 meses para liderar os planos de expansão da empresa para os próximos dois anos, cujoorçamento é de 500 milhões de reais. O caso da Novelis é emblemático e ilustra um movimento que vem se intensificando nos últimos oito anos: o retorno as emprego dos profissionais com mais de 50 anos. Essaparcela da população economicamente ativa aumentou em 4% sua participação no mercado de trabalho de 2001 a 2009. Para efeito de comparação, a faixa anterior, formada por profissionais com idade entre 25e 49 anos, teve um aumento de 1% no mesmo período. Os dados são de um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A explicação para o fenômeno, segundo as empregadores, édificuldade de encontrar gente qualificada, que tenha experiência pratica em grandes projetos, como aumentar a capacidade de produção de uma fábrica de alumínio – caso da Novelis em Pindamonhangaba, nointerior paulista. Recrutadores de setores como óleo e gás, mineração e siderurgia e infraestrutura estão recorrendo a esse expediente. “as organizações estão sem saída, pois não existem jovens capacitadospara suprir a demanda”, diz salvador José de Paiva, gerente de suprimentos da Novelis, de 65 anos. No dia a dia, os mais velhos também atuam como mentores dos mais novos.




Mais DiversificadoOs gráficos mostram o aumento de participação feminina e dos profissionais com mais de 50 anos no mercado de trabalho.

Gráfico 1 – fala sobre as mulheres no mercado de trabalho

Gráfico 2...
tracking img