Criare

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CRIARE

Educação & Desenvolvimento profissional





GREICI BRISTOT PEREIRA
MICHELE DA SILVA RAUPP NAZÁRIO
SUÉLEN FORIANO DA SILVA



FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROFISSIONAIS:
PERSPECTIVAS E VICISSITUDES DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO















Sombrio
2010
A sociedade como um todo é responsável pela educação. Todo individuo é capaz de ser educado e tem direito areceber educação. Devemos, pois, criar ambientes diversificados de ensino e aprendizagem onde os sujeitos que aprendem (alunos e professores) possam aumentar a sua própria potencialidade e aprender a viver em sociedade. Para ser professor do século XXI é necessário desenvolver novos papéis e novas realidades educacionais. Atualmente, como veremos a seguir, devemos nos preocupar com a extensão do serde cada aluno, com a natureza compartilhada da educação, com a necessidade de aprendizagem continuada, ter responsabilidade pela qualidade, enfatizar a importância do trabalho coletivo na escola e trabalhar a inovação e criatividade.

Quando falamos em novos papéis dos professores, traduzimos a necessidade de ensinar em contextos multiculturais, considerar os alunos na sua personalidade, requerero desenvolvimento de competências sociais, incluir alunos com necessidades especiais e trabalhar em equipe.

De acordo com Nóvoa (1995, p. 15), “[...]. Ser professor obriga a opções constantes, que cruzam a nossa maneira de ser com a nossa maneira de ensinar e que desvendam na nossa maneira de ensinar a nossa maneira de ser” .

Com o novo perfil de professor, deve-se efetivar para todos odireito à educação, o direito à igualdade de oportunidades, o que não significa um “modo igual” de educar a todos, pois deve-se observar as características e necessidades individuais. As novas práticas devem se constituir em remoção de barreiras para a aprendizagem e efetivar a participação de todos os alunos no processo de ensino/aprendizagem.

As novas realidades educacionais, falam dosmecanismos de inclusão e exclusão, através de três grandes dimensões que são: a cultura, as políticas e as práticas de educação inclusiva. Nesta perspectiva, os alunos devem ser igualmente valorizados. As diferenças entre os alunos devem ser usadas como solução para o processo da aprendizagem. Dentro da Instituição Escola, todos os segmentos envolvidos devem atuar como agentes educativos acreditando nopotencial humano.

Todos nós temos necessidade de contracenar com outros, em busca de novas sensibilidades, idéias e opiniões, a fim de enriquecer com a diversidade. É preciso aprender a conviver, a reconhecer e a trabalhar sob pontos de vista diversos.

A discussão a respeito da formação de professore e os novos papéis que estão sendo propostos aos mesmos pode ser orientada pela reflexãosobre o significado social da escola, mesmo e principalmente, quando estamos pensando e realizando o processo educativo da perspectiva dos sistemas educacionais, onde são gestadas as políticas, normas e diretrizes para a sua operacionalização.

Os profissionais da educação, professores que também sempre, organizadamente, lutaram por melhores condições de trabalho na escolas e nas universidades,sujeitam-se a trabalhar exaustivamente, sem as condições necessárias à qualidade do ensino e da administração, com salários aviltantes.

São transformações tão rápidas que afetam profundamente todos os seres humanos, o meio ambiente, as instituições sociais, as relações de trabalho e as relações sociais, ocasionando tremendo impacto pela aplicação das novas tecnologias que, segundo Ferreira (1999,p. 27), “[...] alteram hábitos, valores e tradições que pareciam imutáveis.” Nesse contexto, a educação e a formação de profissionais, que são constituídas e constituintes das relações sociais, reduzem-se ao economicismo do emprego e da empregabilidade, da eficiência e da eficácia, da competitividade, da produtividade e conseqüente entropia da formação humana e da cidadania.

Assim, segundo...
tracking img