Telhado verde

Páginas: 2 (395 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2012
vO telhado de garrafas pet é uma alternativa viável, artesanal e criativa de se construir. Além de conferir uma estética diferenciada e durabilidade, mostra-se como uma opção de baixo custo. É umatecnologia ecológica, porquê reutiliza e recicla as garrafas que muito provavelmente estariam nos leitos de nossos rios.

Passo a passo e materiais:



A média de garrafas que se reutiliza pormetro² é de 14 a 18 garrafas aproximadamente, dependendo da abertura que se dá a cada telha.

Na execução que se segue é necessário reutilizar apenas as garrafas que forem lisas, para que o encaixe dastelhas se dê por igual.




Utilizamos como fôrma um cano PVC de 100mm com 20 cm de comprimento e com uma abertura vertical para facilitar a entrada da pet.




Com um estilete, corte obico e o
fundo da garrafa.




Depois amasse o que sobrou da garrafa ao meio.




Corte com um estilete obtendo duas partes iguais, uma “capa” e uma “bica”.




Grampear as duasextremidades até atingir a
área total do comprimento do telhado.



Para afixar uma fileira à outra utilizamos um grampeador de marceneiro, porém é necessário o auxílio de alguma superfície para que ogrampo possa perfurar as “capas”. Utilizamos como suporte uma rolha de cortiça.





Depois é só amassar o grampo manualmente.





Para afixar as telhas (bicas) às ripas pode-se utilizar omesmo grampeador de marceneiro caso a madeira seja macia. Pregos ou parafusos bem pequenos caso a madeira seja maciça.
A distância entre as ripas não deve exceder duas fileiras de garrafas para umamelhor estabilidade.




Esse telhado é ideal para a construção de áreas externas da casa como a varanda ou beirais. Para a construção de estufas (utilizar preferencialmente as garrafastransparentes). Caso haja necessidade de barrar a incidência de raios solares, utilizamos como forro, caixas de leite (embalagens tetrapak).

Obs.: Nosso telhado encontra-se instalado há mais de 7 anos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TELHADO VERDE
  • Telhado Verde
  • Telhado verde
  • telhado verde
  • Telhado Verde
  • Telhado Verde
  • Telhado Verde
  • Telhado verde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!