Criacionismo x evolucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO

Introdução:

Há muitos séculos existe uma vasta divergência de opiniões acerca deste tema. O que abordaremos ao decorrer destas páginas poderá ser observado como se fosse um ajuntamento de teorias, porque o certo mesmo é e sempre foi um mistério pra toda a humanidade. Como poderíamos nós, humanidade, explicar de onde viemos, com que propósito fomos criados,quais objetivos, enfim.
Criacionismo e evolucionismo são as duas maiores explicações que temos hoje. Embora não passe apenas de teorias. Para os Criacionistas, tudo o que conhecemos hoje veio de um ser supremo (Deus) e que sem Ele nada seria criado; tudo veio dEle, ou, como diz a Bíblia, pela sua palavra tudo o que conhecemos tomou forma.
Para os Evolucionistas nada foi criado. A partir de umamolécula no vazio se deu o surgimento de tudo que conhecemos e procuramos conhecer. Com a explosão dessa molécula ( denominado Big-Bang) veio o primeiro a Evolução das galáxias, após o Sistema Solar e, posteriormente, a Terra.
Analisando a questão evolutiva, cientistas de todo o mundo se empenharam em recriar o Big-bang. Após meses de estudo, com sucesso, conseguiram criar a máquina, porém com umpequeno problema. Eles chegaram a conclusão que a necessidade de existir uma molécula que deu início às explosões. Como não obtiveram respostas para tal fato denominaram esta de “partícula Deus”.
Ciência e religião já andaram juntas. Por motivos históricos elas se dispersaram. Se fizessem as pazes, essas grandes Teorias serviriam para explicar o universo, o mundo e à humanidade as suas origens.1. Teorias da evolução

2.1 Geração espontânea;

Para explicar de forma mais clara e objetiva a teoria da geração espontânea, eles acreditavam que se colocassem algumas roupas sujas num canto juntamente com um pouco de trigo, das próprias roupas surgiriam ratos. E podemos usar como exemplo também é o caso dos sapos e jacarés que, de acordo com eles, surgiam do barro.

Figura 1 –Teoria do surgimento de sapos a partir do lodo.

Em meados do século XIX Francesco Redi, biólogo e médico italiano, demonstrou que a geração espontânea não era verdadeira. Acreditava-se na época que moscas colocadas sobre a carne em putrefação podiam dar vida a outras moscas através da própria carne; o que ele fez foi provar que essas moscas derivavam dos seus ovos e não da carne. Pois, apósRedi ter destampado o frasco se deu o aparecimento das moscas. Ele não descartou a Teoria da Geração Espontânea, apenas mostrou que essa não poderia ser vista de modo geral; já que em outros seres vivos isto poderia acontecer naturalmente. E como exemplo disso ele citou o caso dos vermes intestinais.

Figura 2 - Experimento de Francesco Redi.

Pasteur foi quem fez experimentos para acabardefinitivamente com a teoria da Geração Espontânea. Este preparou um caldo nutritivo, despejou em quatro frascos, amoleceu o gargalo no fogo, ferveu o caldo deixando que o vapor saísse pelas extremidades dos gargalos e deixou que o caldo esfriasse lentamente. Assim, as partículas em suspensão no ar ficaram retidas no gargalo longo e curvo que, logo, passava a funcionar como um filtro. Em nenhum dosquatro frascos com gargalo longo e curvo se desenvolveram microorganismos, apesar de estarem em contato direto com o ar. Pasteur quebrou alguns gargalos e logo se desenvolveram ali muitos microorganismos.
A explicação é bem simples, a vaporização fez com que os microorganismos ficassem presos no gargalo não permitindo que estes chegassem ao caldo e ao mesmo tempo servia de filtro para que os defora também não conseguissem chegar ao caldo.



Figura 3 – Experimento do Pasteur.

1.2 Darwin – Teoria da Evolução das Espécies


Charles Darwin (1809 – 1882) acreditava no conceito da evolução das espécies. Ou seja, os animais existentes não foram criados independentemente, são descendentes uns dos outros. E, também, que o ambiente era passivo, selecionando as variações...
tracking img