Criacionismo x evolucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Psicologia
Psicologia Evolucionista

Criacionismo x Evolucionismo

Ailton Soares Miranda Marques
Jaqueline Gomes Maioli
Josival Silva
Vivian Karla França

Lilian Betania Rocha Martins

Goiânia, 2013.

..."Cada mudança no estado fisiológico é acompanhada por uma mudança no estado mental/emocional consciente ou inconscientes,por outro lado, cada mudança no estado mental/emocional é acompanhada por uma mudança no estado corporal correspondente"....
 Elmer Green 1970, p.163.
Criacionismo x Evolucionismo

Ailton Soares Miranda Marques
Jaqueline Gomes Maioli ²
Josival Silva ³
Vivian Karla França4
Um dos maiores mistérios  que sempre intrigaram o homem ao longo de sua história é o conhecimento de suas própriasorigens. Pode-se dizer que todos os povos da Antiguidade tinham teorias que tentavam explicar a existência do homem e do universo. A maioria delas tinha fundamentos religiosos, filosóficos, ou até mesmo mitológicos. Além dos próprios mistérios existentes na questão da origem da vida, ainda havia outra questão não menos pertinente: por que somos tão diferentes dos animais?
O criacionismo e oevolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem. Embora nenhuma delas possa ser comprovada em laboratório, as coincidências param por aí, pois suas abordagens são completamente distintas.
A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como Sol, estrelas e seres vivos. O primeiro versículo daBíblia já diz: “No principio criou Deus os céus e a terra”. Esta é a ideia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.
Entretanto, é importante desvincular o Criacionismo de Cristianismo, pois a teoria criacionista prega que todas as coisas foram criadas substancialmente por um Criador onipotente, não sendo, necessariamente o Deus dos cristãos. O Islamismo, porexemplo, também prega uma visão baseada no criacionismo, porém com a figura de Alá. Em contrapartida, o evolucionismo, teoria que surgiu a partir do século XIX, afirma que o homem é resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de cinco milhões de anos, desde os hominídeos até o homo sapiens, que corresponde ao homem com suas características atuais. De fato, a teoria evolucionista surgiu a partirda publicação do livro de Charles Darwin “A Origem das Espécies”, em 1859. Darwin, após uma viagem às Ilhas Galápago, acabou descobrindo diversas novas espécies de animais, realidade que o levou a desenvolver a ideia de seleção natural dos seres vivos. Ainda segundo a teoria, homem e macaco possuem a mesma ascendência, ou seja, um ancestral comum, da qual as outras espécies foram se desenvolvendoao longo do tempo.
Há um debate recorrente entre os que defendem cada uma das duas formas de se entender como surgiu a humanidade, isso nos leva a ter um interesse maior sobre o que significa e como se desenvolveu essas linhas de pensamento sobre a criação do mundo. É um duelo fascinante: há mais de 150 anos, desde a primeira publicação do livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin, duasconcepções distintas sobre a origem da vida se opõem na cultura ocidental. As teorias do criacionismo e do evolucionismo se apresentam de maneiras bem diferentes, com algo em comum: nenhuma das duas pode ser comprovada em Laboratório. Afinal, o que realmente pregam essas teorias?
O Criacionismo prega a existência de um Deus criador, que empregou seu poder sobrenatural para criar tudo conformeseu divino propósito. Isso sendo revelado em um livro que foi escrito por mais de 40 autores em um período de mais 3.500 anos. Esse livro, que é mais conhecido como a Bíblia Sagrada, em uma das suas citações sobre a criação, diz no livro de Salmos capítulo33, versos6 e 9: “Pela palavra do senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Porque falou, e tudo se fez;...
tracking img