Crestamento bacteriano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CRESTAMENTO BACTERIANO
O agente etiológico do crestamento bacteriano é Pseudomonas savastanoi pv. Glycinea.
O Crestamento Bacteriano (Pseudomonas savastanoi pv. glycinea) é uma doença comum em folhas, mas pode ser encontrada atacando outros órgãos da planta, como hastes, pecíolos e vagens. Os sintomas nas folhas surgem como pequenas manchas, de aparência translúcida, circundadas por um halode coloração amarelada. Essas manchas, mais tarde, necrosam, com contornos aproximadamente angulares, e podem aglutinar-se, formando extensas áreas de tecido morto, dispostas entre as nervuras secundárias. Freqüentemente, apresentam halos amarelados circundando as áreas necrosadas. A maior ou menor largura do halo está diretamente ligada à temperatura ambiente; largo sob temperaturas amenas ouestreito ou quase inexistente sob temperaturas mais altas.

A observação das manchas pela face inferior da folha (face abaxial) permite fazer determinações geralmente exatas da presença desta bactéria; as manchas são de coloração quase negra e apresentam, nas horas úmidas da manhã, uma película brilhante que é formada pelo exudato da bactéria. Infecções severas, nos estádios jovens da planta,conferem aparência enrugada às folhas, como se houvessem sido infectadas por vírus. A diferença é que as lesões são aquosas, semi-transparentes e apresentam exudato (superfície brilhante) na face inferior da folha.

A bactéria penetra na planta pelos estômatos ou através de ferimentos. A infecção primária pode ter origem em duas fontes; sementes infectadas e restos da cultura da soja anterior. Noprimeiro caso, as sementes não apresentam sintomas aparentes da presença da bactéria; os cotilédones provenientes dessas sementes podem apresentar lesões necrosadas, a partir das bordas, logo após a emergência. A infecção evolui através das folhas unifolioladas para as trifolioladas. No segundo caso, os restos de cultura servem como fonte inicial do inóculo, que pode passar para as folhas primarias edestas para as demais ou diretamente para as primeiras trifolioladas; neste caso, os cotilédones apresentam-se sadios.

Durante o ciclo da cultura podem ocorrer infecções e disseminações secundárias, que são favorecidas pela ocorrência de alta umidade, principalmente chuvas em dias ventosos, dias secos permitem que finas escamas da bactéria se disseminem dentro da lavoura, das plantas infectadaspara as sadias. Mas para haver infecção o organismo necessita de um filme de água na superfície da folha, o que ocorre em manhãs orvalhadas ou durante períodos chuvosos.

PÚSTULA BACTERIANA
O agente etiológico da pústula bacteriana é o Xanthomonas axonopodis pv. Glycines.
Já a Pústula Bacteriana (Xanthomonas axonopodis pv. glycines) é típica de folhas, mas pode atacar outros órgãos daplanta, como pecíolos, hastes e vagens; nestes os sintomas são menos evidentes. Nos estádios iniciais é possível diferenciar sintomatologicamente a pústula do crestamento pela existência de uma pequena elevação de cor esbranquiçada (pústula), no centro da mancha, na face abaxial da folha (face das nervuras salientes); a pústula pode estar presente também na face superior da lesão. A coloração das lesõesnecróticas da pústula bacteriana é parda, contornos arredondados e não apresenta brilho, enquanto que a lesão necrótica do crestamento bacteriano é de contornos angulares, de coloração pardo-escura a negra, com brilho na face inferior. Em estádios mais avançados, com base apenas nos sintomas, as duas doenças podem ser confundidas.
O patógeno é transmitido pelas sementes, as quais não apresentamdiferença visível entre as sadias e as infectadas.

PODRIDÃO BACTERIANA DO COLMO –(Erwinia chrysanthemi pv. Zeae)
O agente etiológico da podridão bacteriana do colmo é o Erwinia chrysanthemi pv. Zeae
 Embora a infecção na planta possa ocorrer nos primeiros estádios de seu desenvolvimento, causando queima e tombamento das plântulas, os sintomas, geralmente, aparecem em plantas adultas. As...
tracking img