Case hawaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ESTUDO DE CASO
CASE HAVAIANAS

1. Dentre as teorias sobre estratégia apresentadas em sala de aula, qual a adotada pela Alpargatas para entrar no mercado internacional com as sandálias? Comprove.
Para entrar no mercado internacional a Alpargatas utilizou a teoria estratégica sistêmica, pois joga pelas regras dos locais onde se instala, foi o que ocorreu ao entrarno mercado francês a empresa observou que mesmo com o frio os franceses gostavam de usar suas havaianas, então a empresa decidiu lançar uma meia para ser usada exclusivamente com as sandálias. Outra mudança que teve de ser feita foi a ampliação da numeração: enquanto os modelos masculinos do Brasil vão até 44, os exportados chegam a 46.
Para a Austrália a Alpargatas criou uma linha que conta comquatro cores exclusivas de sandálias, entre elas o verde-militar e o caquí, e com modelos também inéditos, como o camuflado.
2. Dê sugestões de estratégias para os próximos anos levando em consideração o macro e micro ambiente da empresa.
MACROAMBIENTE
Fatores Político-legais: instalar fábricas nos locais que importam o produto e ela ainda não está instalada, a fim de não sofrer muito caso ogoverno de algum país resolva aumentar as taxas de importação do produto, ou restringir o mix de produtos comercializados.
Fatores Econômicos: com a implantação de novas fábricas a empresa estaria preparada para mudanças na bolsa de valores, no PIB, na inflação, ou seja, preparada para mudanças econômicas.
Fatores Tecnológicos: A empresa deve observar com cautela este aspecto, pois se fizermuitas mudanças pode fazer com que os consumidores percam a identificação que tem com a marca.
A Alpargatas poderia implantar uma espécie de gel massageador no local onde fica o dedão do pé, para proporcionar mais conforto e bem-estar, visto que pesquisas científicas comprovam que o dedão do pé influencia em grande parte na sensação de bem-estar.
Forças Sociais: criar produtos para datascomemorativas é uma alternativa que a empresa poderia explorar, tendo como base o modelo copa do mundo, modelo de sucesso há alguns anos, investir em políticas ambientais também é uma alternativa.
MICROAMBIENTE
-Recursos Humanos: a Alpargatas possui programas de desenvolvimento de pessoal e procura ter equipes focadas no consumidor, equipes atentas ao que o consumidor deseja. Ter sempre pesquisas desatisfação, ter uma caixa de sugestões de novos processos e produtos é uma ótima alternativa.
-Recursos Organizacionais: a estrutura funcional mostra dá a impressão que está bem organizada, com equipes que estão bem alocadas, passa a idéia de alinhamento com a missão e os objetivos organizacionais. É interessante não perder o foco, não fazer mudanças bruscas no produto e ter sempre estratégias queevitem o declínio do produto.
-Recursos Físicos: a empresa possui centros de produção bem localizados, mantém a distribuição do produto bem estruturada, procura está sempre na mente do consumidor, possui estratégias diversificadas de acordo com cada cultura do local onde se insere.
3. Analise cada uma das forças competitivas de Porter, em relação ao caso.
Ameaça de entrada: a empresa enfrentaessa força competitiva assim como toda empresa enfrenta, mas os consumidores da empresa já possuem forte identificação com a marca e a empresa tem estratégias bem elaboradas que já provaram e continuam provando seu valor. Como foi o caso que ocorreu há anos atrás quando as havaianas viraram sinônimo de produto barato e a empresa perdeu o publico de classe média, com essa perda de público variasmarcas começaram a surgir, foi então que havaianas decidiu ressurgir com um novo modelo, denominado top e uma campanha de marketing arrasadora e conseguiu recuperara mercado.
Fornecedores poderosos: a empresa está sempre atenta ao mercado e está sempre buscando melhorias em suas relações com seus consumidores e fornecedores, tentando integrar ainda mais suas atividades, como fez ao convocar...
tracking img