Case hawaianas

1122 palavras 5 páginas
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ESTUDO DE CASO
CASE HAVAIANAS

1. Dentre as teorias sobre estratégia apresentadas em sala de aula, qual a adotada pela Alpargatas para entrar no mercado internacional com as sandálias? Comprove.
Para entrar no mercado internacional a Alpargatas utilizou a teoria estratégica sistêmica, pois joga pelas regras dos locais onde se instala, foi o que ocorreu ao entrar no mercado francês a empresa observou que mesmo com o frio os franceses gostavam de usar suas havaianas, então a empresa decidiu lançar uma meia para ser usada exclusivamente com as sandálias. Outra mudança que teve de ser feita foi a ampliação da numeração: enquanto os modelos masculinos do Brasil vão até 44, os exportados chegam a 46.
Para a Austrália a Alpargatas criou uma linha que conta com quatro cores exclusivas de sandálias, entre elas o verde-militar e o caquí, e com modelos também inéditos, como o camuflado. 2. Dê sugestões de estratégias para os próximos anos levando em consideração o macro e micro ambiente da empresa.
MACROAMBIENTE
Fatores Político-legais: instalar fábricas nos locais que importam o produto e ela ainda não está instalada, a fim de não sofrer muito caso o governo de algum país resolva aumentar as taxas de importação do produto, ou restringir o mix de produtos comercializados.
Fatores Econômicos: com a implantação de novas fábricas a empresa estaria preparada para mudanças na bolsa de valores, no PIB, na inflação, ou seja, preparada para mudanças econômicas.
Fatores Tecnológicos: A empresa deve observar com cautela este aspecto, pois se fizer muitas mudanças pode fazer com que os consumidores percam a identificação que tem com a marca.
A Alpargatas poderia implantar uma espécie de gel massageador no local onde fica o dedão do pé, para proporcionar mais conforto e bem-estar, visto que pesquisas científicas comprovam que o dedão do pé influencia em grande parte na sensação de bem-estar.
Forças Sociais: criar produtos para datas

Relacionados

  • segmento havainas
    928 palavras | 4 páginas
  • Engenharia
    177534 palavras | 711 páginas
  • A técnica do romance
    288143 palavras | 1153 páginas