Crescimento e desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista – UNIP
Gestão de Recursos Humanos

CRESCIMENTO E
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.

Trabalho apresentado à disciplina: Economia, sob supervisão do professor Célio Avila.
Alunos: Ana Paula Gobetti A965637
Angélica C. Baldin B050918Cleverson R. Junior A810501
Denilce Antunes A983627
Gustavo Lima B048HE4
Jéssica O. dos Santos A706030

São Paulo
2011
SUMÁRIO

Introdução 03

1.1 Crescimento Econômico 04

1.2 Teorias do crescimento econômico 06

1.3 Intervenção do Estado no crescimento 13

1.4 Crescimentode Mossoró é destaque Nacional 14

1.5 Desenvolvimento Econômico 15

1.6 Conclusão 29

1.7 Referências Bibliográficas 30

INTRODUÇÃO

É de suma e valida importância para nosso conhecimento e aprendizado, sabermos distinguir e diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois alem de ser muito normal é também muito possível nos dias de hoje um país, região,estado e cidade, crescer economicamente sem alcançar o desenvolvimento econômico.

Podemos sim avaliar que crescimento e desenvolvimento são duas situações totalmente diferentes e conseqüentemente distintas. Pois ficará visível que enquanto o crescimento refere-se apenas ao PIB (Produto Interno Bruto), o desenvolvimento econômico vai muito mais alem, pois levam em consideração aspectosimportantes na vida de uma nação, como bem estar, educação, saúde enfim assuntos ligados à qualidade de vida das pessoas que habitam aquele local ou país.

1.1 CRESCIMENTO ECONÔMICO

Com a finalidade de entendermos melhor o crescimento econômico, partimos primeiramente para o entendimento da economia. A economia estuda a produção, a distribuição e o consumo dos bens e serviços, esta ciênciaesta ligada á política e busca explicar as relações dos agentes econômicos, e busca alternativas para melhorar os problemas existentes.

A economia é aplicada em todos os campos que envolvem decisões sociais, como a educação, religião, saúde entre outros, isso porque a economia esta atenta em tudo que diz respeito à produção, o que produzir, que quantidade, qual a demanda, diferentesproblemas sociais que a economia pode auxiliar. Diferentemente do que muitos pensam a economia não representa apenas dados do mercado financeiro ou do setor político, a economia também atua em relação ao bem-estar e qualidade de vida.

Podemos definir o crescimento econômico como um grande aumento, na unidade econômica, tendo como parâmetro os índices do PIB (produto interno bruto) e do PNB(produto nacional bruto). Quando falamos de crescimento, queremos apontar os aumentos de maneira quantitativa que levou o crescimento de nação e a melhoria de vida social, apesar de medir seu enriquecimento de forma quantitativa, atualmente o crescimento econômico deve ser considerado qualitativamente, pois se deve analisar a questão dentro de um conjunto de processos dinâmicos, com planejamentos,ações e aumento per capita, seja do produto ou da população.

=> Crescimento econômico no Brasil

Em 2008, o Brasil passou por uma grande crise econômica, a crise afetou significativamente o mercado de trabalho, cerca de 700 mil trabalhos formais foram perdidos, apesar da crise perdurar por apenas um semestre, a taxa de desemprego atingiu 9,0% em março de 2009. Um relatório realizado pelaOrganização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil conseguiu recuperar-se rapidamente da crise, porque apostou nas políticas públicas sociais, com foco na geração de emprego.

No período de dois anos, o Brasil criou cerca de 3 milhões de trabalhos formais, diminuindo o crescimento dos trabalhos informais, que cresceu no período pré-crise, um crescimento econômico superior á 7%, no ano de 2010. O...
tracking img