Crescimento e desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO









VARGINHA, 2012
SUMÀRIO

1. Introdução 3
2. Distinção entre Crescimento Econômico e Desenvolvimento Econômico 4
3. O Crescimento Econômico 4
3.1 Fontes de Crescimento econômico 4
3.2 A importância do crescimento econômico 6
3.3 Modelos Neoclássicos de Crescimento Econômico 7
3.3.1 Modelo de Meade7
3.3.2 Modelo de Solow 10
3.3.3 Teoria de crescimento com progresso técnico endógeno 13
4. Crescimento econômico do Brasil 14
5. Crescimento econômico da China 17
5.1 Crescimento, emprego e mudanças estruturais na China 17
5.2 Fatores Propulsores do Crescimento Econômico da China 19
5.2.1 Excedente Agrícola e Consumo 19
5.2.2 Investimento Interno e GastoPúblico 20
5.2.3 Exportações 20
5.2.4 Investimento Direto Estrangeiro 21
5.2.5 Financiamento Internacional 22
5.3 Algumas perspectivas econômicas 23
5.4 Relação Brasil – China 24
6. Desenvolvimento Econômico 28
6.1 Conceito de Desenvolvimento econômico 28
6.2 Teorias de desenvolvimento econômico 29
7. Conclusão 31
Referências 32




1. IntroduçãoAtualmente a expressão crescimento econômico tem ocupado lugar de destaque na imprensa escrita e falada, expressada, principalmente, pelo valor atribuído ao Produto Interno Bruto – PIB. Há alguma semelhança entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico? Partindo-se destas premissas, questiona-se quais seriam as principais características de cada um destes termos? Quais contradiçõespodem existir entre o aumento aferido pelo PIB e a efetiva melhoria da qualidade de vida da população?
Algumas sociedades obtiveram desenvolvimento econômico em grau e especificidade elevados (industrializando a economia, por exemplo); outras sociedades pararam no meio do caminho (desenvolveram apenas partes da estrutura econômica), e outras ainda nem iniciaram a caminhada (pois aindaencontram-se presos à pobreza extrema com níveis sociais de desigualdades agudos). O fato é que todas as sociedades modernas querem rumar para uma melhoria do padrão de vida das pessoas com a modificação substancial da estrutura econômica entendida como a conquista definitiva daquilo que os economistas convencionam chamar de desenvolvimento econômico.
Percebe-se, assim, que todos querem, mas nãosão todas as sociedades que conquistam o tão almejado desenvolvimento econômico; muitas param apenas no estágio conhecido como crescimento econômico, quando apenas ocorre aumento da renda per capita e não chegam assim ao desenvolvimento propriamente dito.
Assim é importante diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, para que se construam modelos de crescimento econômicoque incluam todas variáveis relevantes , para se elaborarem estratégias de desenvolvimento mais eficazes, pois enquanto o crescimento se refere ao PIB, o desenvolvimento econômico é um conceito que envolve outros aspectos relacionados com o bem-estar de uma nação.O crescimento econômico não leva em conta o que acontece com a distribuição de renda, sendo assim o crescimento proporciona condiçõespara as pessoas desfrutarem de melhores padrões de vida, porém nem sempre é o que acontece.
Partindo desse ponto esse trabalho procura definir e diferenciar crescimento e desenvolvimento econômico, demonstrando suas características, importância, problemas, assim como as teorias estudadas acerca do assunto. Este trabalho também mencionará sobre o crescimento e desenvolvimento econômico doBrasil e da China.
2. Distinção entre Crescimento Econômico e Desenvolvimento Econômico

O termo crescimento econômico compreende a expansão do produto real da economia, durante certo período de tempo, sem implicar em mudanças estruturais e em distribuição de renda. Ele não se confunde portanto com desenvolvimento econômico, que é um conceito mais amplo, pois além de implicar no aumento do...
tracking img