Crescimento e desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ATENAS MARANHENSE - FAMA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2º PERIODO - NOTURNO
DISCIPLINA ECONOMIA



CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

São Luís

2012

1
ANA RAQUEL SILVA BARCELOS
DANIELY FERREIRA AZEVEDO
IVILCIANE LIMA ARAÚJO
JULIANE SOUSA E SOUZA
KÁTIA CRISTINA PIRES DOS REIS
MARLENE ALVES ALMEIDA
SYLVIA LIDIANE RABELO CARVALHO
WÉLIA DE JESUS IRINEU SANTOSCRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Trabalho apresentado a Faculdade Atenas Maranhense - FAMA, com obtenção de nota parcial a disciplina.

Professor Nicodemos.

ANEXO

1 REPORTAGEM: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CRESCIMENTO ECONÔMICO 19
2 REPORTAGEM: CRESCIMENTO ECONÔMICO AFETA O MEIO AMBIENTE 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 05
2 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO06
3 CRESCIMENTO ECONÔMICO 07
3.1 Crescimento Populacional 07
3.2 Acumulação de Capital 08
3.3 Progresso Tecnológico 08
4 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 09
5 INDICADORES TRADICIONAIS 11
6 NOVOS INDICADORES 13
6.1 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 13
6.2 Índice de Corrupção Percebida (ICP) 14
7 FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 15
8 UM MODELO DECRESCIMENTO ECONÔMICO 15
9 A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA: o processo de Globalização 16
10 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 24

1 - INTRODUÇÃO

As definições de desenvolvimento e crescimento suscitam, muitas vezes, confusões conceituais. É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescersem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas. Quando o processo de crescimento ocorre de forma isolada, poderá acarretar desequilíbrios estruturais em uma economia, trazendo sérias dificuldades a seus governantes. O processo de desenvolvimento, por sua vez e via de regra, traz consigo ocrescimento.
Assim, define-se crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), tanto em termos globais como per capita, ao longo do tempo. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada einvestida pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
Já o desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica, ou seja refere-se a um estágio econômico, social e político de uma sociedade.

2 – CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOA teoria do crescimento e desenvolvimento econômico discute estratégias de longo prazo, nela a oferta ou produção agregada joga um papel importante na trajetória de crescimento de longo prazo. Tem como foco: analisar o comportamento do produto potencial ou de pleno emprego da economia, a longo prazo.
Sabe-se que desenvolvimento econômico é um processo de mudanças sociais e econômicas que ocorremnuma determinada região ou país e que contribuem para a melhoria do bem-estar da população. Considerando que a abrangência dessas mudanças envolve uma série de inter-relações com outros elementos e estruturas presentes nessa região, o desenvolvimento configura-se num complexo sistema de interações e abordagens. Em âmbito internacional, os dados mostram as diferenças nas realizações tanto emtermos de renda quanto de melhorais no bem-estar entre os países em desenvolvimento. Na América Latina, os níveis médios de renda são semelhantes aos níveis de renda dos americanos do século passado. E nos países da Ásia e da África, as rendas per capita são ainda menores. Além disso, existem enormes disparidades na distribuição desta renda dentro de cada país, com uma pequena parcela da população...
tracking img