Crescimento microbia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Quando falamos em crescimento microbiano, estamos nos referindo ao número e não ao tamanho das células. Os microrganismos em "crescimento" estão, na verdade, aumentando seu número e se acumulando em colônias (grupos de células que podem ser visualizadas sem a utilização de um microscópio) que contêm milhares de células ou populações que agrupam bilhões de células. Em geral, não nospreocupamos com o crescimento de uma única célula. Apesar de cada célula ser capaz de dobrar aproximadamente de tamanho, essa alteração pode ser considerada insignificante quando comparamos com as alterações de tamanho observadas durante o desenvolvimento dos animais e das plantas.
Populações microbianas, durante um período de tempo muito curto, podem se tornar grandes. Por meio de entendimentodas condições necessárias para o crescimento microbiano, podemos determinar como controlar o crescimento dos microrganismos patogênicos ou daqueles que contaminam e degradam os alimentos. Podemos também entender como estimular o crescimento dos microrganismos, como exemplo, podemos analisar setores de tratamento de esgotos e também indústrias produtoras de cerveja. Apesar de aparentemente nãoapresentarem características comuns, seus responsáveis poderiam ficar interessados em estimular rapidamente atividade microbiana.
Veremos, os fatores químicos e físicos necessários para o crescimento microbiano, os vários tipos de meios de cultura, a divisão bacteriana, as fases de crescimento e os métodos utilizados para determinar o crescimento microbiano.











Fatoresnecessários para o crescimento
Os fatores necessários para o crescimento microbiano podem ser divididos em duas categorias principais: físicos e químicos. Os fatores físicos incluem temperatura, pH e pressão osmótica. Os fatores químicos necessários incluem fontes de carbono e nitrogênio, enxofre, fósforo, oligoelementos, oxigênio e fatores orgânicos de crescimento.
Fatores Físicos NecessáriosTemperatura
A maioria dos microrganismos cresce bem nas temperaturas ideais para os seres humanos. No entanto, certas bactérias são capazes de crescer em temperaturas extremas, onde a maioria dos organismos eucarióticos não sobreviveria.
Os microrganismos são classificados em três grupos principais considerando as variações na temperatura de crescimento: psicrófilos (crescem em baixas temperaturas),mesófilos (crescem em temperaturas moderadas) e termófilos (crescem em altas temperaturas). A maioria dos microrganismos crescem dentro de variações limitadas de temperatura, sendo que há somente 30ºCde diferença entre a temperatura máxima e mínima de crescimento. Esses microrganismos não apresentam um bem crescimento nas temperaturas extremas considerando sua faixa ideal de crescimento.
Cadaespécie bacteriana cresce a uma temperatura específica mínima, ótima e máxima. A temperatura mínima de crescimento é considerada a menor temperatura em que a espécie é capaz de crescer. A temperatura ótima de crescimento é aquela em que a espécie apresenta melhor crescimento. A temperatura máxima de crescimento é a temperatura mais alta em que ainda é possível haver crescimento. Quando se elaboraum gráfico relacionado a resposta do crescimento com a variação de temperatura, pode-se observar que a temperatura ótima de crescimento está, normalmente, deslocada para perto da variação máxima de temperatura; e acima desta velocidade de crescimento decresce rapidamente. Esse decréscimo acontece provavelmente porque a alta temperatura torna inativos sistemas enzimáticos necessários à células.As definições de psicrófilos, mesófilos e tormófilos podem ser flexíveis quando se considera a temperatura máxima e suas variações. Os psicrófilos, por exemplo, foram inicialmente caracterizados como organismos capazes de crescerem a 0ºC. No entanto, existem dois grupos diferentes capazes de crescer nessa temperatura.
O método mais comumente utilizado na preservação dos alimentos é a...
tracking img