Creas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

LILIANE COLARES SANTOS FÉLIX

O centro de referência especializada de assistência social (creas)

Curvelo
2011

Liliane Colares Santos Félix

o centro de referência especializada de assistência social (creas)

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para a disciplina Direito e Legislação social,Trabalho Profissional l,Políticas sociaisll e Planejamento Social.

Prof. Edna Braun,Jossan Batistute,Rodrigo Eduardo Zambon e Sirlei fortes de Jesus

Curvelo

2011

Introdução

Violência é um dos temas mais cruciais em debate no Brasil contemporâneo, nas grandes epequenas cidades, essa violência que ora experimentamos vem sendo alvo de inúmeras pesquisas, trabalhos, dissertações e discussões acadêmicas e fora da academia os órgãos públicos já estão sensibilizados para a importância e relevância deste escopo de discussões.

O Guia do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social é um instrumentoque apresenta uma reflexão sobre como enfrentar a violência com crianças e adolescentes, demonstrando suas formas e as questões culturais em suas diversas faces que a envolvem. Mostrar os serviços de enfrentamento a essa violência, apresentando suas ações realizadas neste âmbito pelos profissionais envolvidos. Tem como premissa contribuir de maneira positiva e construtiva para resgatar os direitosviolados e promover a superação das circunstâncias de dificuldades que são muitas para serem enfrentadas.

A Constituição de 1988, conhecida e reconhecida como Constituição Cidadã, foi o marco da concepção de Seguridade Social, composta pelo tripé: Saúde, Previdência e Assistência Social. Com o seu reconhecimento como Política Pública formalizada na LOAS,Lei Orgânica da Assistência Social, que foi aprovada no mês de Dezembro de 1993, proporcionando um amplo e profícuo alvo e responsabilidade dessa política, o debate foi tão expressivo de forma consensual, que resultou na aprovação da PNAS Política Nacional de Assistência Social e na NOB Norma Operacional Básica para a implantação da SUAS Sistema Único de Assistência Social.A Proteção Social consiste no conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios ofertados pelo SUAS – Sistema Único de Assistência Social para redução e prevenção do impacto das vicissitudes sociais e naturais ao ciclo da vida, à dignidade humana, tendo foco na família como núcleo básico de sustentação afetiva, biológica e relacional.A Proteção Social Básica (PSB) tem o intuito de prevenir situações de risco e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, destinando - se a população que vive em situação de vulnerabilidade social, decorrente das condições financeiras, condições precárias ou nulo acesso aos serviços públicos.

Temos também a Proteção Social Especial, organizada em média e altacomplexidade, opera por meio da oferta de CREAS, Centro de Referência Especializado da Assistência Social atendendo todo tipo de violência, e rede de serviços de acolhida para crianças e adolescentes, como republicas casa de acolhida, abrigos, rede de atendimento domiciliar, albergues, abrigos provisórios para adultos e idosos, garantindo a convivência familiar e comunitária, com ações de apoio a situaçõesde riscos circunstancias, em decorrência de calamidades públicas e emergências.

Caracterização do CREAS

O CREAS se constitui como unidade pública de prestação de serviços (sem fins lucrativos). O atendimento oferecido via CREAS é articulado com os serviços de saúde, educação, judiciário, segurança pública, Ministério Público, delegacias especializadas e demais setores do executivo...
tracking img