Craving

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Smoking Craving
Gonçalo Garcia
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias



| | | |


Resumo. O vício pela nicotina continua a ser um problema ao nível da saúde global [1]. Pesquisas demonstram que muitos fumadores experimentam um aumento da sua vontade de fumar, quando expostos a elementos relacionados com o tabagismo [2]. Este estudo foi realizado com o intuito deanalisar a natureza subjacente ao desejo de fumar (smoking craving), mediante da exposição a um cenário de realidade virtual (RV).

Palavras-chave. Nicotina; Tabagismo; Smoking Craving; RV


Introdução

A nicotina é a componente psicoactiva principal do fumo do tabaco e produz diversos efeitos, nomeadamente a níveis neurofisiológico, motivacional e comportamental, por meio deregiões cerebrais específicas [1]. Estudos remontam para o facto que os indivíduos adictos à nicotina, quando expostos a indícios visuais, auditivos ou tácteis, sofrem um aumento da sua vontade de fumar, quando comparados com sujeitos não fumadores. Um dos métodos inovadores que tem demonstrado alguma popularidade e eficácia no estudo do craving pela nicotina é a exposição ao cenário virtual (VR).Este método combina gráficos de computador e dispositivos periféricos, incluído rastreadores de movimento, sistemas visuais (HMD’s), plataformas de vibração e de áudio, de modo a criar ambientes imersivos, onde os indivíduos estão sujeitos a determinados estímulos, proporcionando aos investigadores efectuar as pesquisas necessárias [3]. Com isto, é pretendido com este trabalho averiguar se, defacto, após a exposição ao cenário de realidade virtual, se verifica um acréscimo na vontade de fumar, por parte dos indivíduos fumadores e não fumadores.




Método


1 Amostra

A experiência foi aplicada a uma amostra por conveniência constituída por sujeitos da rede social dos alunos do 2º ano do curso de Psicologia. A amostra é constituída por vinte e uma mulheres (n=21; 45%) epor vinte seis homens (n=26; 53,1%), tendo sido repartida em dois conjuntos, nomeadamente fumadores (n=21; 42,9%) e não fumadores (n=28; 57,1%). Tendo em conta a distribuição da variável idade, é possível constatar que esta se encontra entre os 17 e os 53 anos (M=25,21; DP=9,259).


2 Procedimento

A experiência teve início no dia 7 de Maio de 2012 e terminou no dia 11 de Maio de 2012. Foipedido aos alunos que convidassem um indivíduo de modo a colaborar na realização de uma experiência, na qual existiria um grupo exposto à realidade virtual, e outro que, para além da exposição à RV, seria também exposto a potenciais invocados.
De modo a controlar o nível de craving, foi dada a instrução a todos os participantes fumadores para que fumarassem um cigarro dez minutos antes doinício da experiência.
A experiência foi realizada ao longo de cinco etapas em que a primeira seria a aplicação de um questionário para apurar os dados demográficos e o questionário QSU, que avalia a vontade de fumar num momento específico. Depois, para ser feita a indução de craving de nicotina, o participante foi exposto à RV num ambiente com indícios relacionados com o tabaco. Durante estemomento procedeu-se igualmente à avaliação da condutância dérmica e rastreio ocular por eytracking, que embora tenha sido utilizado, os seus dados não vão ser reportados neste trabalho. Após terminada a exposição por RV, são aplicados todos os restantes questionários: Fagerstrom, formulado por Karl Fargerstrom, cujo seu objectivo é avaliar os hábitos do fumador; PQ, que avalia a presença doparticipante no cenário de RV; QU, que visa avaliar os sintomas negativos ou aversivos dos fumadores e, por último, é novamente aplicado o QSU.


(4) Avaliação do processamento cognitivo – Tarefa com apresentação de imagens relacionadas com tabaco e avaliação dos ERP.








A experiência será realizada pela seguinte ordem:


(1) Aplicação dados demográficos e QSU
(2) Indução...
tracking img