Cras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 01 –(0,5) Na abordagem clássica, a ideia é a de que os movimentos sociais existem quando há: 
I. Um princípio de identidade construído coletivamente ou de identificação em torno de interesses e valores comuns no campo da cidadania. 

II. Definição coletiva de um campo de conflitos e dos adversários centrais nesse campo. 
III. A construção de projeto de transformação ou de utopias demudança social nos campos societário, cultural ou sistêmico. 
Está correto o que se afirma em 
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.

Questão 02 –(0,5) Em relação à multiplicidade de interpretações e enfoques sobre o que são movimentos sociais, considere:
I. A análise dos movimentos sociais oferece uma chave teórica e metodológicaque pode ser aplicada para além do campo empírico das ações coletivas.
II. Os movimentos sociais podem ser definidos como ações coletivas propositivas que, vitoriosas ou fracassadas, resultam em transformações nos valores e instituições da sociedade.
III. A análise sobre os movimentos sociais não pode ser separada da análise de classe social e pode resumir os movimentos a algo determinadopelas classes.
IV. O movimento social refere-se à ação dos homens na história. Esta ação envolve um fazer, por meio de um conjunto de práticas sociais, e um pensar, por meio de um conjunto de ideias que motiva ou dá fundamento à ação.
V. Os movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais.
Estácorreto o que se afirma APENAS em
(A) I, II, III e IV.
(B) I, II, III e V.
(C) I, II, IV e V.
(D) II, III, IV e V.
(E) III, IV e V.

Questão 03 – (1,0) A década de 1960 foi um período de grande efervescência cultural, com o surgimento de movimentos sociais que questionavam o sistema vigente, em especial a Guerra Fria e suas repercussões, como a Guerra do Vietnã. O ano de 1968ficou conhecido pela efervescência social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto sobre propostas preliminares para uma revolução cultural: “É preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de ser responsável e pensar politicamente diz respeito a todos, não é privilégio de uma minoria de iniciados. Não devemos nos surpreender com o caos das ideias, pois essa é acondição para a emergência de novas ideias. Os pais do regime devem compreender que autonomia não é uma palavra vã; ela supõe a partilha do poder, ou seja, a mudança de sua natureza. Que ninguém tente rotular o movimento atual; ele não tem etiquetas e não precisa delas”.(Journal de la comune étudiante. Textes et documents. Paris: Seuil, 1969 (adaptado)).
Os movimentos sociais, que marcaram o anode 1968,
a) foram manifestações desprovidas de conotação política, que tinham o objetivo de questionar a rigidez dos padrões de comportamento social fundados em valores tradicionais da moral religiosa.
b) restringiram-se às sociedades de países desenvolvidos, onde a industrialização avançada, a penetração dos meios de comunicação de massa e a alienação cultural que deles resultava eram maisevidentes.
c) resultaram no fortalecimento do conservadorismo político, social e religioso que prevaleceu nos países ocidentais durante as décadas de 70 e 80.
d) tiveram baixa repercussão no plano político, apesar de seus fortes desdobramentos nos planos social e cultural, expressos na mudança de costumes e na contracultura.
e) inspiraram futuras mobilizações, como o pacifismo, o ambientalismo,a promoção da equidade de gêneros e a defesa dos direitos das minorias.

Questão 04 – (1,0) Os movimentos sociais tiveram presença constante na história de muitas sociedades. Em relação aos movimentos sociais, assinale a única alternativa INCORRETA.

a) A repressão exercida pelo regime militar, instaurado no Brasil em 1964, sobre a sociedade civil, conseguiu bloquear a organização dos...
tracking img