Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRINCANDO DE RECICLAR

1 – TEMA E JUSTIFICATIVA


O presente trabalho tem como tema o desenvolvimento de brincadeiras fazendo uso da reciclagem, o projeto “Brincando de Reciclar”, leva para sala de aula uma maneira divertida de desenvolver brinquedos através de materiais reciclados.
É necessário que desde muito pequenas as crianças aprendam, a verdadeira importância de cuidar doambiente em que se vive, entender que existe muitas maneiras simples e baratas de brincar e ser feliz.
Reciclar é pensar no futuro, é reaproveitar materiais e, assim, ajudar a poupar os recursos naturais. A reciclagem é uma ação que está ao alcance de todos.
Podemos reciclar em casa, nas escolas e nas indústrias também. A cada dia que passa produzimos mais lixo, reciclar é uma maneira de reduzir estelixo. A reciclagem é a grande solução para o problema do acumulo desenfreado de lixo e é uma boa ação que todos podem realizar.
Desta forma é preciso desenvolver nas crianças a prática de reciclar, mostrar para elas que brincar com brinquedos reciclado é tão bom quanto brincar com os industrializados e ainda tem a diferença de que fazendo o próprio brinquedo, estaremos ajudando e reconstruir ummundo melhor.

2- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O projeto em questão, a ser realizado em sala de aula, ou em outro ambiente escolar, com alunos de faixa etária de 5 a 10 anos, tem como base a confecção de brinquedos, utilizando materiais recilados. Com esta atividade o aluno vai sentir a alegria que o brincar proporciona, aprenderá a criar, brincar, observar, praticar, imaginar e adquirir novosconhecimentos através da sua própria habilidade de construção dos brinquedos e terá consciência da importância da brincadeira e da reciclagem na preservação ambiental.
P ara a construção dos brinquedos, a professora deverá pedir com antecedências que todos os alunos tragam para a escola garrafas pet com tampa, barbante e folhas de papel velho. Os brinquedos desenvolvidos serão Boliches de garrafaspet.
Para fazer o Boliche é necessário primeiramente colocar dentro das garrafas um pouco de terra ou areia, para que elas fixem melhor no chão, não utilizar agua, pois seria desperdício, depois limpar as garrafas e tirar o rótulo, em seguidas rotular elas, podem ser utilizadas folha de papel oficio usadas, da escola, que estejam com um lado em branco, vai ser preciso dividir e cortar estasfolhas ao meio, nelas escrever em letras de forma os número de um até doze, ou se preferir as letras do alfabeto, depois de prontas colá-las na parte frontal das garrafas. (fazer dois boliches de doze garrafas cada)
Para fazer a bola de lançamento, deverá ser utilizado os papeis usados trazidos pelos alunos, tem que fazer uma bola bem densa e passar um pouco de barbante para amarrá-las, e ou fitaadesiva.
Para brincar basta, dividir a turma em dois grupos, (não existe quantidade mínima de alunos), estes que fiquem de frente um para o outro, as garrafas deverão ser dispostas em forma de triângulo e em ordem crescente. Para iniciar a brincadeira basta jogar a bola de papel a alguns passos de distância tentando derrubar o boliche do adversário.
Vence a equipe que derrubar maior número deboliches do adversário, cada aluno terá uma tentativa de acertar, no final a equipe que mais tiver derrubado garrafas será a vencedora.

3- TEMPO NECESSÁRIO

Será necessário 1 hora para a construção dos boliches e da bola e mais 1 hora para que aconteça a brincadeira, se as crianças estiverem empolgadas e existir tempo suficiente, a professora poderá prolongar esta atividade.

4-MATERIALUTILIZADO

Serão utilizadas vinte e quatro garrafas pet com tampa, 2 metros de barbante, 1 rolo de fita adesiva, areia ou terra, folhas oficio usadas, com apenas um lado em branco, papeis usados, canetinhas coloridas para desenhar as letras ou numeros.

5-OBJETIVO

* Ensinar para os alunos a importância da reciclagem para a proteção do planeta.
* Desenvolver o interrese e a motivação de...
tracking img