Craniotomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CRANIOTOMIA – ABERTURA DO CRÂNIO
Definição:
A craniotomia é uma abertura cirúrgica do crânio, com o objetivo de se obter acesso às meninges ou à massa encefálica.
A craniotomia é um Procedimento médico que permite o acesso ao cérebro através do crânio. O cabelo é raspado, faz-se uma incisão no escalpo e abre-se um orifício na calota craniana, com uma broca especial, removendo-se um pequenopedaço de osso, enquanto o cérebro é operado. Após a operação, esse pedaço de osso é recolocado no lugar e o escalpo é suturado.

Fisiologia: Anatomia e fisiologia do crânio e seus órgãos e estruturas internas
Cobrindo o crânio está o couro cabeludo, que é repleto de vasos sangüíneos e possui, abaixo de si, entre os ossos do crânio e ele próprio, vários músculos e aponeuroses (membrana deconstituição semelhante aos músculos). Tanto a parte mais externa dos ossos do crânio (chamada de periósteo), como estes músculos e aponeuroses que o cobrem, e os próprios vasos sangüíneos e o couro cabeludo, podem ser afetados por várias situações que provocarão dor de cabeça. Do crânio para dentro, há o cérebro, as membranas que o cobrem, chamadas de meninges, vasos sangüíneos dentro e em volta (abaixoe acima) do cérebro, sangue e o líquido que envolve todo o cérebro, chamado de líquor ou líquido céfalo-raquidiano. Logo, quaisquer situações que provoquem alterações em alguma destas estruturas podem levar à dor de cabeça.

Causas:
* Tumores cerebrais
* Sangramento (hemorragia) ou coágulos de sangue resultantes de lesões (hematomas subdurais ou epidurais)
* Fraqueza nos vasossangüíneos (aneurismas cerebrais)
* Dano aos tecidos que cobrem o cérebro (dura máter)
* Bolsas de infecção no cérebro (abscessos cerebrais)
* Dor intensa, facial ou dos nervos ,neuralgia do trigêmeo ou tiques dolorosos (é uma dor associada ao nervo da face chamado originalmente no quinto par de nervos cranianos,um em cada lado da face)
* Epilepsia
Exames exigidos:
A maioria dos examessão usados para mapear a área do cérebro onde as crises se iniciam ou para localizar outras áreas, como a da fala e memória, que devem ser evitadas. Uma variedade de exames pode ser feitos, dependendo do tipo de operação que está sendo planejada e de quantas informações cada teste produz.
* Hemograma (Glicemia, uréia, creatinina sódio e potássio)
* Urina
* Hemoculturas
*Eletrocardiograma

Específicos:
* Eletroencefalografia (EEG): registra a atividade elétrica cerebral.
* Ressonância Nuclear Magnética: fotografa o interior do cérebro. Pode mostrar tumores, vasos sanguíneos anormais, cistos e áreas do cérebro com perdas celulares ou outros danos cerebrais.
* Vídeo-EEG: ajuda a identificar o tipo de crise e sua área de origem.
* Testes Neuropsicológicos:Inclui testes de QI, memória e linguagem que podem sugerir onde as crises são localizadas (ou danos cerebrais que estão causando as crises).
* Teste de amobarbital sódico intracarotídeo: Localiza os centros da memória e da fala. Uma droga é injetada dentro de uma artéria que vai até o cérebro. Ela coloca metade do cérebro em sono por um curto período de tempo. Os médicos checam a fala e a memóriano lado do cérebro que não foi inativado.
* (Tomografia computadorizada): pode ser usado em certos casos para ajudar a identificar onde as crises se originam, mede como as diferentes partes do cérebro que consomem glicose, oxigênio ou outras substâncias.
Cuidados de Enfermagem no pré-cirúrgico:
* Os cuidados pré cirúrgicos iniciam-se na véspera da cirurgia, a fim de identificar o grau deansiedade do paciente, verificando a presença de alterações emocionais decorrentes do anúncio do diagnóstico cirúrgico e avaliação das condições físicas e fisiológicas do paciente, como preocupação, medo e a ansiedade influenciam diretamente na fisiologia do organismo, portanto é fundamental que a situação seja diagnosticada e medidas interventivas sejam tomadas:
* -  Verificar lista de...
tracking img