Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Serviço social

Franciele de quadros Colombeli

crack
Um problema que cresce a cada dia

Erechim
2012

Franciele de quadros colombeli

crack
Um problema que cresce a cada dia

Trabalho de portfólio apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Psicologia Geral;Antropologia; Formação. Social, Política e Econômica do Brasil; Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I.

Orientador: Professores: Lisnéia Rampanazzo; Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Erechim
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 UM BREVE HISTÓRICO DO CRACK 4

3 QUEM É VERDADEIRAMENTE O USUÁRIO? 5

4 O ASSITENTE SOCIAL E O ENFRENTAMENTODO CRACK 7

5 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

INTRODUÇÃO
O uso de drogas ilícitas está crescendo a cada dia, tanto no nosso país como no mundo inteiro, situação preocupante, pois o usuário quando está sob o efeito da droga perde o controle de si mesmo, deixando a sua família e a sociedadea mercê da sua violência, que é uma das reações causadas pelo efeito da droga.
Nos últimos meses a mais falada delas é o crack, devido à desocupação da cracolândia em São Paulo, que na verdade não resolveu o problema, apenas trocou os usuários do seu local de consumo. Nessa situação é que se tem mais certeza de que a dependência química não é um problema a ser resolvido pela polícia, e simpela saúde pública. Não adianta expulsar os usuários de determinado lugar para deixar de usar a droga, o que se tem a fazer é a saúde pública dar condições para esses usuários serem tratados e desintoxicados. Pois assim o problema só muda o seu espaço geográfico, mas continua o mesmo.
Mais um agravante do uso do crack é que é uma droga que causa dependência muito fácil, pois o seu efeito é curto ea falta dele causa sensações muito desagradáveis, então a pessoa acaba usando novamente para que os efeitos da abstinência desapareçam, e as chances de cura são mais baixas do que as de outras drogas, pois a vontade de usar novamente é muito maior, então na maioria dos casos a pessoa inicia o tratamento, mas o abandona.
Com apoio familiar e da sociedade, uma situação favorável de tratamento,pessoas qualificadas para acompanhar o usuário e muita persistência e força de vontade para abandonar o vício, a cura da dependência não é impossível, mas o nosso país precisa de políticas públicas que mudem o sistema de saúde para que isso seja possível.
.

Um breve histórico do crack
O crack surgiu na década de 70, nos Estados Unidos a partir da mistura da pasta de cocaína e bicarbonato desódio para se tornar mais acessível a todas as classes, pois a cocaína pura era muito cara, tanto que era conhecida como “a droga dos ricos”.
Ele atua no sistema nervoso central, através da dopamina, causando euforia e excitação, aumento do nível de alerta e de energia, aceleração psicomotora, insônia, diminuição do apetite, mas a dopamina também tem a capacidade de causar taquicardia, aumentoda pressão arterial, midríase e sintomas paranoicos como a parasitose paranoica (momento em que o usuário tem formigamento em partes do corpo e imagina estar infestado de parasitas) quando se encontra em altas doses. Porém a droga tem um efeito muito curto, dura de 3 a 10 minutos e após o estado eufórico, vem o estado depressivo e para se livrar do mal-estar a pessoa acaba usando novamente,repetindo esse processo várias vezes, acabando na dependência.
O uso prolongado causa emagrecimento, instabilidade de humor, paranoia e faz com que células importantes do nosso corpo, como os neurônios morram, levando a pessoa a ter perda de memória, dificuldade de concentração, perda do autocontrole, levando cerca de 30% dos usuários a morte num prazo de 5 anos, ou pelo uso, ou por outras causas...
tracking img