Resumo capitulo ix o principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO IX: O GOVERNO CIVIL (DO PRINCIPADO CIVIL)
Quando um cidadão privado torna-se príncipe com o favor de seus cidadãos, podemos chamar de principado civil, ou seja, se ascende com o favor dopovo ou com aquele dos grandes. Para assim se tornar príncipe não é preciso muita virtude ou muita fortuna.
O povo não quer ser mandado nem oprimido e isto é o que desejam os poderosos. É destesanseios que nascem três efeitos: ou o principado, ou liberdade, ou desordem.
O principado é constituído pelo povo ou pelos grandes, quando os grandes não podem resistir ao povo começam a passar prestígio aum deles e o tornam príncipe para que possam a sua sombra governar. O povo quando não pode resistir aos poderosos volta a estima a um cidadão e o torna príncipe para estar sendo defendido pelaautoridade dele.
Aquele que chega ao principado com a ajuda dos grandes se mantém no poder com maiores dificuldades, pois tem muitos ao seu redor e por isso não poderá governar como quiser. Já aquele queconquistar o principado com o favor do povo não terá ninguém ao seu redor e as maiorias dos cidadãos encontram-se prontos a obedecer. Outro fator é que sem injúria não se pode satisfazer aos grandes,ao contrário pode-se fazer bem ao povo, levando em consideração que o objetivo deste é mais honesto daquele dos poderosos, que querem oprimir enquanto aqueles apenas não querem ser oprimidos.
O piorque pode acontecer a um príncipe é ser abandonado pelo povo ou que este se volte contra ele. Alguém que se torne príncipe com o favor do povo, conservá-lo amigo torna-se fácil, visto que esse só nãodeseja ser oprimido. Por outro lado alguém que se torne príncipe em favor dos grandes e consequentemente contra o povo, deverá antes de tudo procurar ganhá-lo, o que se torna fácil se este lhes derproteção.
“… quem se apoia no povo firma-se na lama,…” esta frase se faz verdadeira quando um cidadão privado estabelece suas bases sobre o povo e imagina que o mesmo vá libertá-lo quando oprimido. Um...
tracking img