Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(1.2) HISTORICAMENTE COMO OCORREU A RELAÇÃO URBANIZAÇÃO X POPULAÇÃO? HÁ EXCLUSÃO NOS DIFERENTES MOMENTOS DE EXPANSÃO URBANA NO BRASIL. EM 1808 COM A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL: EM 1903/4 COM AS REFORMASDE PEREIRA PASSOS. O MESMO OCORRE EM SÃO PAULO?
A chegada da Corte proporcionou reflexos nos negócios; A partir de 1808 não se pode mais falar que o Brasil é uma colônia. Com a chegada da FamíliaReal e da Corte Portuguesa a cidade do Rio de Janeiro neste ano, o Centro-sul da América Portuguesa passam a cumprir um papel de metrópole ante o resto do Império português.
Além da abertura dosportos, a presença da família real gerou uma maior dinâmica urbana, como aumento de subatividades, característica que permanece no Rio de Janeiro até os dias de hoje. Pode-se dizer que um dos momentoscruciais para a ocupação do Rio foi à abolição da escravatura em 1888. Esse momento histórico agravou a crise da produção cafeeira no Brasil, a massa populacional aumenta consideravelmente, do campo paraas cidades.
Além disso, a Lei Áurea criou instantaneamente uma imensa massa de desempregados miseráveis, analfabetos e sem qualquer capacitação profissional. Foram esses novos desempregados quecomeçaram a se amontoar no Centro do Rio ao longo da segunda metade do século XIX. Naturalmente, a demanda por moradia e emprego era muito maior que a oferta, restando a essa massa o improviso. O Rio deJaneiro, então uma cidade que acumulava as funções administrativa e portuária, foi vendo as ruas estreitas e tortas de seu centro antigo lotarem de cortiços. Sob o argumento da higienização da cidadedo Rio – higienização que de fato houve – a gestão Pereira Passos em quatro anos deu sequência a um plano que já havia sido iniciado anos antes com a derrubada de alguns cortiços (como o célebreCabeça-de-Porco). Nesse período inúmeros moradores do Centro receberam ordens de despejo, e seus cortiços foram postos abaixo para a construção de avenidas, praças e novos edifícios. Com as obras de...
tracking img