O conselho de classe como processo avaliativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONSELHO DE CLASSE COMO PROCESSO AVALIATIVO

Eixo Temático: Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação
Agência Financiadora: não contou com financiamento

Resumo

Este artigo é parte integrante da pesquisa intitulada: Considerações Sobre o Papel do Pedagogo no Conselho de Classe que tem como objetivo verificar e analisar como o Conselho de Classe é organizado na escola e qual aparticipação e função do pedagogo no mesmo. Tendo em vista que o Conselho de Classe é uma instância avaliativa e de suma importância dentro da escola, nessa ocasião oportuna será abordada a questão da avaliação e a incumbência do pedagogo nessa prática através de algumas reflexões teóricas, realizada através de estudos bibliográficos sobre esse assunto que traz grande discussão na sociedade. Tendocomo base alguns autores pode-se dizer que a prática avaliativa é essencial dentro de qualquer instituição de ensino, pois é através dela que se concentram práticas e se atribui novos pensamentos sobre a educação. O objetivo central deste artigo é compreender como funciona o Conselho de Classe como instância de avaliação presente na escola. Será apresentado questões que permeiam a práticaeducativa e a opinião de alguns autores sobre o que é o Conselho de Classe na escola, dando assim continuidade com a questão da avaliação, uma prática que envolve a todos na definição concreta de ensino aprendizagem, que muitas vezes é vista como uma forma de punição sobre os alunos. Também será tratada a questão da nota, um item fundamental presente na vida dos alunos que passa a ser uma espécie depassaporte para o ano seguinte, sem a certeza de uma aprendizagem adequada. A discussão sobre avaliação é bem ampla e abrange vários conceitos, mas vou expor apenas alguns questionamentos que são pertinentes e englobam a prática do Conselho de Classe.

Palavras-chave: Conselho de Classe. Escola. Avaliação.

Introdução

A instituição escolar é um órgão que está presente na sociedade na qualtransmite o conhecimento e avalia o aprendizado do aluno para formar cidadãos. Está presente dentro da escola o Conselho de Classe, um órgão colegiado que surge a partir da necessidade que os professores sentiram na questão de criar um espaço para a avaliação coletiva, a qual apresenta diferentes ideias e precisa do apoio da coordenação pedagógica.
O Conselho de Classe é um espaço democrático deavaliações do processo educativo que a escola promove sobre a realidade presente entre aluno e professor. Este pode ser desenvolvido através de reuniões, que podem ser frequentes ou a depender da necessidade em que se encontra o contexto, pois a reunião é realizada a partir dos itens listados pelos integrantes do conselho. Esta instância reúne vários profissionais da área da educação a fim de resolveras questões atribuídas no ensino dos alunos, e no processo de avaliação, entre estes profissionais está presente o pedagogo.
Tendo em vista que o Conselho de Classe é uma instância avaliativa, surge a necessidade de compreender algumas formas de avaliação presentes no cotidiano escolar, compreender questões de aprendizagem do aluno e a utilização da metodologia utilizada por professores dentro dasala de aula.

O Conselho de Classe: Conceito e Operacionalização

O Conselho de Classe constitui-se em um espaço de reflexão pedagógica na qual vários profissionais discutem opções e propõe ações educativas eficazes a fim de resolver necessidades ou dificuldades mencionadas no processo de aprendizagem. Nesse sentido Libâneo (2004, p.303) define Conselho de Classe como:


(…) Um órgãocolegiado composto pelos professores da classe, por representantes dos alunos e em alguns casos, dos pais. É a instância que permite acompanhamento dos alunos, visando um conhecimento mais minucioso da turma e de cada um e análise do desempenho do professor com base nos resultados alcançados. Tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa, facilitar e ampliar as ações...
tracking img