Cptm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO







TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NA COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS





Estudantes: Gandur Zeraik Neto, João Vitor Abreu,
Renato Moreno, Ronan Vinicius e Stéfano Bozza.
Professor: Edson Sadao



São Paulo
2011
SUMÁRIOIntrodução.......................................................................................................2

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)...............................3

Escola estruturalista e a CPTM......................................................................7

Tabela comparativa: escola estruturalista-CPTM...........................................9Questionário..........................................................................................11

Conclusões............................................................................................13

Bibliografia.............................................................................................15









INTRODUÇÃO

A história da administração é extremamente antiga, com primeiros registros na Antiguidade. Pode-se citar aconstrução das Pirâmides de Gizé, no Egito, como uma das primeiras gerências administrativas. Desde então diversos fatos históricos importantes ocorreram, contribuindo para a modificação e evolução do conhecimento administrativo.
Em seu início, a administração era baseada na tradição, na passagem de conhecimentos e no aprendizado com erros anteriores. No período medieval, a força dominante da sociedade foia Igreja, o que agregou seus valores como hierarquia, direção e unidade de comando ao ambiente empresarial.
As teorias da administração, entretanto, começaram a ser consideradas somente a partir de 1900, com a introduação da racionalização do conhecimento administrativo. A primeira delas foi a escola científica, que buscou utilizar métodos científicos no campo organizacional, com uma visãomecanicista e alienação do trabalhador.
A evolução do conhecimento administrativo veio com a escola clássica, focando na estrutura e na figura da gerência para atingir melhores resultados. O trabalhador só foi receber uma maior atenção com a escola de recursos humanos, que apresentou uma visão "romântica", buscando entender como este funciona, suas necessidades e motivações. E assim seguiram osestudos, até a formação da Escola Estruturalista, com Max Weber. E é exatamente esta escola que será o foco deste estudo, baseado na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
As teorias da administração são de extrema relevância para as companhias, uma vez que elas são formuladas com estudos sobre as mesmas procurando melhorar a produção. São, portanto, estudos sobre as próprias empresas, oque as torna diretamente interessadas em assimilar os conhecimentos que as interessam. E um exemplo prático poderá ser visto neste estudo, onde a companhia pesquisada, a CPTM, utiliza de recursos apontados
Há, contudo, uma grande limitação das teorias. O mundo está em constante transformação, buscando novas tecnologias e agregando novos valores. Desta maneira, é impossível a formulação de uma"teoria perfeita", e sim uma necessidade constante de evoluir, modificar e aprimorar os conhecimentos administrativos.




A COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS (CPTM)
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é uma empresa que trabalha com o transporte ferroviário de passageiros na região metropolitana do Estado de São Paulo. O início da companhia se deu em 28 de maio de 1992,quando recebeu uma ferrovia em péssimas condições, precisando de diversos reparos.
Entre 1995 e 2006, a CPTM gastou cerca de 1,6 bilhão com reformas, reparos e investimentos, para melhorar as condições das ferrovias e expandi-las, ganhando novas estações. Atualmente, conta com 89 estações em 22 municípios da região metropolitana de São Paulo, fazendo o transporte de cerca de 2,1 milhão de...
tracking img