Cpc38

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Pronunciamento técnico CPC 38 tem por objetivo estabelecer princípios para reconhecer e mensurar ativos e passivos financeiros e alguns contratos de compra e venda de itens não financeiros.Este deve ser aplicado por todas as entidades a todos os tipos de instrumentos financeiros exceto:
* Aqueles representados por participações em controladas, coligadas e
empreendimentos conjuntos quesejam contabilizados segundo os
Pronunciamentos Técnicos CPC 35 , CPC 36, CPC 18 e o CPC19.
* Direitos e obrigações relativos a arrendamentos mercantis (leasing) às quais se aplica o Pronunciamento Técnico CPC 06 ,com algumas restrições.
* Direitos e obrigações dos empregadores decorrentes de planos de benefícios dos empregados, aos quais se aplica o Pronunciamento Técnico CPC 33.
*Instrumentos financeiros emitidos pela entidade que satisfaçam à definição de instrumento patrimonial do Pronunciamento Técnico CPC 39.
Deve ser aplicado aos compromissos referentes a empréstimos,contratos de venda ou trocas de item não financeiro que posam ser liquidados pelo valor líquido em dinheiro ou pela troca destes como se os contratos fossem instrumentos financeiros.
Algumas definições:*Instrumento Financeiro é um contrato estabelecido que origina um ativo financeiro em uma das partes e um passivo financeiro na outra parte do contrato. É dividido em 4 categorias: Ativo financeiro ou passivo financeiro; instrumentos mantidos até o vencimento, empréstimos e recebíveis; ativos financeiros disponíveis para venda.
*Derivativo é um instrumento financeiro ou outro contrato dentro doalcance deste pronunciamento técnico,cujo valor se altera em resposta à alteração na taxa e juros, preço de mercado, taxa de câmbio, entre outros requisitos, não sendo necessário investimento inicial e com liquidação futura.
* Reconhecimento e mensuração: O custo amortizado é a quantia pela qual o ativo ou passivo financeiro é medido. Pelo método de juros efetivos calcula-se o custo amortizado doativo ou passivo financeiro e aloca a receita ou despesa de juros no período. O desreconhecimento é a remoção de ativo ou passivo financeiro anteriormente reconhecido no balanço patrimonial. O valor justo é a quantia pela qual o ativo pode ser trocado ou um passivo liquidado entre partes conhecedoras e dispostas a isso em transação sem favorecimento.Compra ou venda regular é aquela cujos termosexigem a entrega do ativo dentro do prazo estabelecido. Custo de transação é o custo incremental atribuível à aquisição, emissão ou alienação de ativo ou passivo financeiro.
* Contabilidade de hedge: Compromisso firme é um acordo obrigatório para a troca de quantidade especificada de recursos a um preço especificado em data ou em datas futuras especificadas.Transação prevista é uma transação futuranão comprometida, mas antecipada. Instrumento de hedge é um derivativo designado ativo financeiro não designado ou passivo financeiro não derivativo, cujo valor justo ou fluxo de caixa se espera que compensem as alterações nos valores de hedge designado. Posição protegida é um investimento líquido em operação no exterior que expõe a entidade ao risco de alteração no valor justo ou nos fluxos decaixa futuros. Eficácia de hedge é o grau segundo o qual as alterações no valor justo ou nos fluxos de caixa da posição coberta que sejam atribuíveis a um risco coberto são compensadas por alterações no valor justo ou nos fluxos de caixa do instrumento de hedge.
*Reconhecimento: É onde a entidade deve reconhecer o ativo financeiro ou o passivo financeiro nas suas demonstrações contábeis quando aentidade se tornar parte das
disposições contratuais do instrumento.
* Desreconhecimento de ativo financeiro:Antes de avaliar se o desreconhecimento é apropriado deve-se satisfazer as seguintes condições: Quando a contabilidade transfere um ativo financeiro deve avaliar até que ponto ela retém os riscos e benefícios da propriedade do mesmo. Se transferir todos os riscos e benefícios, deve...
tracking img