Filme germinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito do Trabalho –
Administração Noturno


Resenha Critica do filme “GERMINAL”

Vitória da Conquista, 22 de março de 2013
Critica Filme GERMINAL

O filme Germinal fora produzido em 1993,e conta no seu elenco o premiado ator francês Gérard Depardieu.
Trata-se da adaptação do romance francês de mesmo nome do autor Émile Edouard Charles Atoine Zola de 1881, onde retrata a situação deintensa crise que assolava a Europa ocidental.
Neste filme podemos vislumbrar os passos dados pela classe operaria, neste caso, exploradores do minério de carvão, após anos de exploração, começam areivindicar melhores condições de trabalho e de salário.
Fazendo uma análise inicial, olhando pelo prisma socioeconômico, podemos vislumbrar que o Autor traz a tona discussões que envolvem a disputaentre o comunismo e o socialismo, a exploração infantil como fonte de renda complementar, a disputa entre a família e o emprego, haja vista que a época o homem passava mais tempo dentro das fábricas(este caso as minas) do que com a própria família.
Entretanto, um ponto em que chama mais atenção, e podemos visualizar inclusive as diferenças socioeconômicas entre as diversas classes sociais queintegram a sociedade tanto nos dias atuais quanto no século XIX como retrata o filme, onde as classes mais favorecidas tem acesso a todo tipo de conforto, assistência, e luxo, as classesmarginalizadas (operários, entre outros) sofrem a mercê das condições impostas pela burguesia.
No decorrer do filme, podem-se analisar diversos pontos curiosos da evolução do pensamento humano, mais precisamentea busca pelo conhecimento, para assim obter melhorias na sua condição pessoal, familiar e principalmente profissional. Um trecho que destaca essa reflexão pode muito bem ser observado na fala de umdos lideres do movimento que culminaria na greve, tecendo os seguintes dizeres: “hoje, vê-se claramente: o operário reflete graças ao ensino.”
O filme serve para compreendermos o movimento grevista,...
tracking img