Cozinha e sua historia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A cozinha e sua história

O início
Uma verdadeira casa não pode viver sem uma cozinha.
A partir do momento em que o homem não mais se sustentou com plantas e carne crua, precisou de um local para cozinhar. Os próprios homens das cavernas e os primeiros nômades possuíam em tipo de cozinha. O homem sempre acendia primeiro um fogo - não só pelo calor e para assustar animais selvagens - mastambém para preparar seu alimento. Comer tornou-se um prazer e um acontecimento social, já que reunia a família ou o grupo habitual. Ao se tornar sedentário, o homem construiu moradias duradouras com uma fornalha fixa para a preparação do alimento. De certa forma, estas primeiras cozinhas eram a casa propriamente dita, já que toda a vida girava em torno deste espaço.
Século 18
Basicamente, acozinha se desenvolveu em torno do fogo.
As residências socialmente privilegiadas dos aristocratas e da burguesia perceberam que os odores e a preparação dos alimentos não estavam em conformidade com a sua categoria - e queimaram a "cozinha" em porões, onde a criadagem preparava a comida. Como foi observado historicamente, a conseqüência foi o isolamento da cozinha da área de moradia em diferentespresságios, que, da categoria social, estenderam-se à funcionalidade e higiene. Assim, cozinhar passou a valer como uma atividade deselegante nas moradias das camadas médias superiores. Era um grande orgulho para a dona de casa não precisar entrar nestes locais sujos e - naturalmente rudimentares.
Cozinha burguesa, do camponês e do operário.
Normalmente, a cozinha das residências burguesasficava, com o banheiro (se existente) e com os quartos da criadagem, na parte de trás da moradia ou da casa, e era mal iluminada e não acessível a estranhos. Em contrapartida, as cozinhas dos camponeses e dos trabalhadores era utilizada bem além do século vinte para diferentes finalidades. Até o final do século 18, o meio de vida predominante na Europa era a "casa completa", onde, sobretudo debaixo deum teto, na cozinha (casas mobiliadas), era servida a comida, realizado o trabalho doméstico, etc.
Cozinhar como estilo de vida.
No final do século 18, viu-se a necessidade de as casas possuírem uma sala apropriada para refeições. Cozinhar já não era há muito uma questão de organização doméstica ou de abastecimento essencial, mas um desenvolvimento para o estilo de vida, para a expressão docultivo.
Christine Frederick
Cozinha "estilo Taylor"
No início do século 20 (1913), Christine Frederick utilizou o modelo de trabalho para residências privadas. Nos anos 20, estas considerações foram então adotadas na Alemanha. Arquitetos e progressivamente também arquitetas utilizaram os resultados do novo conhecimento de residência que surgia como fundamento para a organização de cozinhas.Normas específicas internacionais.
Outros países, outras cozinhas,
A cozinha americana personifica o sonho pela vida melhor, pois , ao contrário da antecessora, é espaçosa, livre e equipada com aparelhos modernos. Nos estados capitalistas ocidentais, a tipificação da indústria foi levada adiante e, através disso, chegou-se, dentro da larga faixa das normas industriais específicas internacionais,a uma multiplicidade de diferentes móveis de cozinha. Em contrapartida, nas terras do bloco oriental, o Estado assumiu, além disso, a tipificação de salas e mobílias. A estreita ligação das funções cozinhar, comer, morar em uma unidade nitidamente diferenciada é a tendência essencial do desenvolvimento do residir sob comportamentos socialistas. O princípio da separação das áreas de estar e desono foi sempre mantido. No entanto, mais espaço foi acrescentado à sala de visita e à de jantar às custas da cozinha.
História
História dos setores da cozinha
O pensamento básico do DYNAMIC SPACE não é novo! Já nos séculos 18 e 19 foram realizadas pesquisas e princípios de idéias que na maioria caíram no esquecimento até os dias de hoje. O DYNAMIC SPACE, querendo aproveitar novamente algumas...
tracking img