Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL













SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO













COLOMBO

2012




NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIACURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL



COLOMBO

MANHÃ











SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO









Trabalho apresentado comoinstrumento de avaliação da(s) disciplina(s) de Sociologia da Educação do curso de Pedagogia – oferta especial.

Docentes: Paulo Sergio Negri



COLOMBO2012

Observando a proposta pedagógica, a informação repassada é a educação como reprodução da sociedade ou como uma tendência reprodutiva. Segundo Bourdieu a educação possui umatendência reprodutiva, que entende-se que a educação é um elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes (econômicos, políticos e sociais) e, portanto, a serviço dessa mesma sociedade. Avisão apresentada pelo autor é critica, pois aborda a educação a partir dos seus condicionantes, ou seja, reproduz seus próprios princípios. É preciso reparar, antes de tudo, que essa corrente não éuma pedagogia, porque ela não estabelece um modo de agir para a educação. Ela apenas analisa a prática existente, projetando para o futuro.

Hoje as escolas transmitem dois lados oprimeiro são os ensinamentos como ler, escrever, contar, o outro lado a escola ensina também as regras dos bons costumes, o bom comportamento, ou seja, as regras de respeito a ordem estabelecida. Em outraspalavras, a escola ensina os saberes práticos, mas sempre seguindo determinado modelo ou “molde” estabelecido.

Essa prática escolar que “orienta” a vida das pessoas, da infância amaturidade, deixa sua marca na personalidade de cada um, reproduzindo as relações de produção em uma dada sociedade. Os papeis definidos pela divisão social do trabalho especificam-se conforme a...
tracking img