Coxartrose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensino Clinico I, Ortopedia
Enfª: Marlene Martins, Belandina Ribas
Enfermagem 2º ano 2º semestre
2012/2013
Trabalho elaborado por:
- Barbara Nogueira nº24080
- Carolina Cadavez nº26794
- Joana Silva nº
Índice

Introdução 3
Definição 4
Fisiopatologia 4
Manifestações clinicas 5
Etiologia 5
Tratamento 5
Colheita de dados 6
Dados pessoais 6
Historia clinica passada 7História clinica atual 7
Observação e exame físico 8
Cuidados de enfermagem 8
Pré operatório 8
Pós-operatório imediato 9
Pós-operatório 9
Conclusão 11
Bibliografia 12

Introdução
Durante este estágio no serviço de ortopedia, em Macedo de Cavaleiros, orientado pelas enfermeiras Marlene Martins e Belandina Ribas, foi-nos proposto um estudo de caso sobre uma patologia com a qual já nostivéssemos deparado.
A nossa escolha foi a coxartrose, uma vez que nos despertou interesse e vontade de aprofundar os nossos conhecimentos de modo a compreender e melhorar o nosso desempenho profissional.
No decorrer deste estudo, o nosso grupo tem como objetivo abordar os vários aspetos inerentes a esta patologia, tais como a etiologia, a fisiopatologia, o quadro clinico, o tratamento e asintervenções de enfermagem.
O nosso grupo espera conseguir alcançar os objetivos propostos contribuindo para a divulgação deste diagnostico junto dos nossos colegas da maneira mais completa e correta possível.

Definição
A coxartrose é uma doença degenerativa da cartilagem que cobre a cabeça do fémur e acetabulo provocando dores e deformação óssea. Esta pode ser primária (devido ao processo deenvelhecimento dos tecidos de articulação que se manifesta mais ou menos a partir dos 40 anos), ou secundária (o envelhecimento prematuro da cartilagem articular pode decorrer de um traumatismo que afetou as superfícies articulares).
O sintoma típico é a dor intensa que se insidia na coxa anterior ou virilha e relacionada com a atividade física. À medida que a degeneração da cartilagem articularprogride, a duração e frequência da dor intensificam-se.
O sinal mais sensível de coxartrose inicial é a perda de rotação interna. Com a progressão da doença observa-se a diminuição da abdução, flexão e extensão dos membros inferiores, perdendo progressivamente a capacidade de realizar algumas das atividades de vida diárias.

Fisiopatologia
A cartilagem articular, normalmente é branca,translucida e lisa mas quando afetada pela doença torna-se amarela e opaca. Certas zonas degeneram e a superfície torna-se rugosa, desgastada e fendida. Julga-se que isto acontece por digestão da cartilagem por enzimas e alteração da nutrição da cartilagem, que, por fim é destruída, levando a um processo de remodelação do osso. Os osteócitos aparecem nos bordos articulares e nos locais de ligação deestruturas de apoio. Numa articulação normal, os topos dos ossos que a compõem estão cobertos por um material elástico esbranquiçado, a cartilagem, que permite o deslizamento suave dos ossos e atua como uma almofada que absorve o impacto dos ossos no movimento. Ocorre uma deterioração da cartilagem, que perde a sua regularidade e elasticidade. Na ausência completa da tal almofada da cartilagem, osossos roçam diretamente entre si. Com o tempo podem sofrer deformação visível ou palpável. Em alguns casos fragmentos da cartilagem ou do osso soltam-se para o interior da articulação, podendo bloquear os seus movimentos.
Manifestações clinicas
O paciente em geral é idoso, pois a deterioração da cartilagem piora com a velhice. Existe dor na virilha e na face anterior da coxa que irradia tambémpara o joelho. A dor piora com a marcha, melhorando com o repouso. Mais tarde pode haver queixa de rigidez, a qual se manifesta por dificuldade em realizar pequenos atos da vida diária. Os sintomas tendem-se a agravar progressivamente, até que chegam a provocar claudicação muito dolorosa e incapacidade para as atividades normais.

Etiologia
* Idade;
* Uso e desgaste excessivo da...
tracking img