Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo anatômico do terço proximal do fêmur:
impacto femoroacetabular e o efeito cam

RESUMO

Objetivo: Analisar as variações anatômicas da extremidade proximal do fêmur que pudessem desenvolver o impacto femoroacetabular. Métodos: Foram utilizados 199 espécimes anatômicos de fêmures esqueleticamente maduros.
Os fêmures foram medidos para determinar o ângulo da anteversão do colo femoral,ângulo cervicodiafisário, esfericidade da cabeça femoral em ântero-posterior e súpero-inferior, ângulo entre a epífise e o colo femoral anterior, ângulo entre a epífise e o colo em perfil, distância em ântero-posterior a 5mm da junção cabeça e colo e distância em ântero-posterior da base do colo.
Resultados: Observou-se que o subgrupo com impacto apresentou diâmetro da junção a 5mm (p =0,0001) e cam-cabeça (%) (p = 0,0001) significativamente maiores e base-cam (%) (p = 0,0001) significativamente menor que o subgrupo sem impacto. Identificou-se que cam-cabeça (%) ≥ 80 e base-cam (%) ≤ 73 foram os pontos ótimos para o impacto.
Conclusão: O estudo mostrou que o efeito cam, causado por variações anatômicas da extremidade proximal do fêmur, se concentrou na junção cabeça-colo e base docolo-junção cabeça-colo. Esses índices podem ser fatores preditivos do impacto.

Descritores – Osteoartrites do quadril; Articulação do quadril/
patologia; Femur

INTRODUÇÃO

A osteoartrose primária do quadril, também conhecida como idiopática, pode ser secundária a causas mecânicas.
O impacto femoroacetabular é a causa mais comum nos estágios finais da osteoartrose, tanto nos quadrisno gênero masculino como no feminino(1,2). Nos quadris com ausência de displasia, a causa da coxartrose tem sido sugerida ser um microtrauma repetitivo da região cabeça-colo do fêmur contra a borda acetabular. Isso levaria ao efeito cam, na qual a região entre a cabeça-colo femoral aumentada choca com a borda do acetábulo.
Vários autores têm citado relação entre a coxartrose e desvio da cabeçafemoral, chamado de deformidade em pistol-grip, e a diminuição da anteversão do colofemoral(4-7). Nessas circunstâncias, a redução do espaço pode causar impacto em flexão e, particularmente, em rotação interna.
Esses achados podem ser vistos nas radiografias em ântero-posterior verdadeiro ou incidência lateral(8). Isso foi demonstrado no escorregamento epifisário proximal do fêmur quando ocorreum deslocamento posterior da cabeça femoral e nos casos de fratura do colo do fêmur com consolidação em discreta deformidade em rotação(7,9).
O objetivo deste trabalho foi analisar, em espécimes anatômicos, alterações no colo femoral que pudessem
indicar impacto femoroacetabular ou efeito cam. Este trabalho foi analisado e aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de Petrópolis.MÉTODOS

Foram utilizados 199 fêmures da Faculdade de Medicina de Petrópolis/RJ. Foram excluídos os fêmures com deformidades prévias, sinais de fraturas ou desgaste
da cabeça femoral. Dos espécimes anatômicos, 103 eram do lado direito e 96, do esquerdo.
Os fêmures foram medidos para determinar o ângulo da anteversão
do colo femoral (ACF), ângulo cervicodiafisário (CD), esfericidade dacabeça femoral em ântero-posterior e súpero-inferior, ângulo entre a epífise e o colo femoral
anterior, ângulo entre a epífise e o colo em perfil, distância em ântero-posterior a 5 mm da junção cabeça e colo e distância em ântero-posterior da base do colo.
Todas essas distâncias e ângulos foram medidos com paquímetro e goniômetro. Os espécimes anatômicos foram analisados por três avaliadores, emseparado, para observar a freqüência de impacto segundo o avaliador e o número de avaliadores.

Metodologia estatística

A análise estatística foi realizada pelo teste de Mann- Whitney para verificar se existe diferença nas medidas e angulações dos fêmures entre dois subgrupos, com e sem impacto, segundo três avaliadores.
Foi utilizado teste não paramétrico, pois as medidas e angulações...
tracking img