Coulomb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
…………….A Lei de Coulomb que foi formulada pelo físico Charles Augustin de Coulomb no ano de 1783 é referente as forças de atração e repulsão atuantes entre duaspartículas eletrizadas. Através de experimentos que foram essenciais para o desenvolvimento da Eletrostática Charles fez duas verificações importantes:
1. Que a intensidade daforça elétrica entre duas cargas é diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas;
2. Que a intensidade da força elétrica entre duas cargas é inversamenteproporcional ao quadrado da distância entre elas;
………………Nesses casos as cargas são classificadas como puntiformes, já que possuem dimensões desprezíveis, e levam os nomesQ1 e Q2. Tendo como base as conclusões acima Coulomb criou uma fórmula através da qual é possível calcular a intensidade da força entre duas cargas. A fórmula é:
.

.………………Conhecendo a equação acima fica fácil encontrar a forma, as cargas e até mesmo a distância entre duas cargas eletrizadas. Confira o exercício resolvido que nósseparamos:
Exemplo: Duas partículas eletrizadas estão a uma distância de 3 . 10 -³ m uma da outra sendo que suas cargas são idênticas e iguais a 2nC. Determine aintensidade da força elétrica entre elas sabendo que o meio é o vácuo.
.

.
Resposta: Lendo o exercício percebemos que apenas um valor precisa ser convertido: o das cargas.Através da Tabela de Submúltiplos de Coulomb percebemos que 2nC corresponde a 2 . 10^-9 C. Feita a conversão é só montar a fórmula e resolver. Confira:
.

.
………………Muitosimples, não?! Para facilitar a vida de quem ainda não entendeu nós separamos um video  super explicativo elaborado pelo professor de física Fábio Ferreira. Confira:
tracking img