Meioambiente e diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HELOISA DE MEIRA LOPES

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO MEIO AMBINENTE

Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Multidisciplinaridade (história, geografia, biologia, português)

TEMA: Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente
INTRODUÇÃO
O progresso e o crescimento populacional trouxeram consigo uma grande preocupação sobre como continuar se desenvolvendo com qualidade sendo que osrecursos estão cada vez mais escassos. O conceito da sustentabilidade surge, então, com a necessidade de desenvolver atividades que durem a longo prazo, se auto mantendo, abastecendo o presente e preservando a sobrevivência futura da humanidade. O desenvolvimento sustentável propõe a sustentabilidade em todos os setores, em especial no meio ambiente, pois este é formado por recursos essenciais àsobrevivência humana e precisam ser sustentáveis para atender às necessidades básicas.
O conceito explorado de desenvolvimento sustentável é oriundo da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento que define o desenvolvimento sustentável como “aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades” (Philippi,2001, p. 303). Desenvolvimento sustentável foi definido pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Brasil, 2001, p. 38) como sendo o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”, e continua citando os nove princípios para se alcançar o desenvolvimento sustentável:

Princípiofundamental
1. Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos.
Critério de sustentabilidade
2. Melhorar a qualidade de vida humana.
3. Conservar a vitalidade e a diversidade do Planeta Terra.
4. Minimizar o esgotamento de recursos não-renováveis.
5. Permanecer nos limites de capacidade de suporte do Planeta Terra.
Meio para se chegar à sustentabilidade
6. Modificar atitudes epráticas pessoais.
7. Permitir que as comunidades cuidem de seu próprio ambiente. 8. Gerar uma estrutura nacional para integração de desenvolvimento e conservação.
9. Constituir uma aliança mundial.

JUSTIFICATIVA
O uso racional, o não desperdício, a preocupação com a qualidade de vida das próximas gerações são os princípios básicos da sustentabilidade; e termos como desenvolvimentosustentável, economia sustentável, sociedade sustentável e uso sustentável são tidos como sinônimos.
Voltar à atenção das aulas para esse tema é de fundamental importância para o desenvolvimento da cidadania e para a preservação de nosso planeta.

OBJETIVO GERAL

 Discutir as várias ações humanas pelas quais o planeta vem passando ao longo do tempo, bem como analisar propostas que venham nosproporcionar possibilidades de paralisar e/ou reverter o quadro de destruição pelo qual o meio ambiente tem passado.

METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS

Embasando nestes nove princípios propomos levar para a sala de aula textos, charges, tirinhas, imagens, filmes, gráficos estatísticos e mapas que permitam aos discentes tomarem conhecimento destes fundamentos e se posicionarem frente a eles de formaconsciente e responsável. Para tanto forneceremos o material didático (textos e filmes) aos alunos e promoveremos a análise destes materiais, bem como, realizaremos debates e atividades que nos possibilite captar a compreensão dos mesmos acerca dos temas propostos nas aulas. Ainda ao longo das aulas buscaremos estimular os estudantes, através de trabalhos em grupo a se reconhecerem como agentes ativosno processo de sustentabilidade do Meio Ambiente. Nossas aulas serão ministrada de fora expositiva, trabalho em grupo e exibição de filmes.

OBSERVAÇÃO
Alguns planos de aula e atividades propostas encontram-se nos anexos

BIBLIOGRAFIA

AMBIENTAL (Curso básico a distância) Documentos e Legislação da Educação Ambiental.
Coordenação-Geral: Ana Lúcia Tostes de Aquino Leite e Naná...
tracking img