Cotidiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cotidiano
Quando o excesso de amor prejudica o
desenvolvimento humano 
Edneia de Oliveira Alves (1)
Maysa Suelma Palmeira Leite Rocha (2)
 Resumo
 O artigo a seguir relata recortes da história de vida de uma surda que teve uma educação super-protetora. As experiências vividas por ela e apresentadas aqui são analisadas sob o enfoque de teorias que abordam o papel da família nodesenvolvimento social, intelectual e emocional de uma pessoa. Acredita-se que a educação super-protetora, embora seja com a intenção de evitar de sofrimento, prejudica a autonomia e o desenvolvimento humano dos indivíduos. No caso da surdez, existe a capacidade de adaptação das normas sociais e da autonomia, negá-lo esse tipo de preparo é uma forma de torná-lo  incapaz de fato.
 Palavras-chave: Amor,Educação, Necessidade especial  
Este artigo pretende, através de um relato de vida pessoal expor as conseqüências que a super-proteção pode trazer ao desenvolvimento social, individual e emocional de um deficiente, mais especificamente de um surdo.
Antes faz-se necessário compreender que a super-proteção é um comportamento que pode prejudicar o desenvolvimento humano, pois muitos pais perdem a medida daproteção e esquecem de preparar os filhos para enfrentar as adversidades da vida. Esse tipo de comportamento é comum ser encontrado em casos em que a família precisa lidar com filhos com deficiência. Nessas famílias, muitos pais são incapazes de perceber que o seu desejo de aliviar o sofrimento de seu filho em todas as circunstâncias acabam expondo-os a maior sofrimento. Perske (1972), um dospioneiros do movimento de integração e normalização de pessoas com deficiências, alerta que:
A super-proteção ameaça a dignidade humana, e faz com que essas pessoas sejam impedidas de experimentar as situações de risco da vida cotidiana que são necessárias para o crescimento e desenvolvimento humano normal...Negar a qualquer pessoa sua cota justa de experiências que envolvam risco é modelá-las aindamais para uma vida saudável (p.195 e 196).
Este artigo também centra sua discussão nas conseqüências que uma educação doméstica pode trazer para a formação social, individual e emocional de uma criança. Mieiro (2003, 37) afirma que:
Estudos feitos em diversas áreas nos levou a constatar que a família é o “berço do caráter” é a melhor das escolas para o bom desenvolvimento infantil e é estarelação entre criança e o meio familiar, principalmente a mãe, que vão influir  nos aspectos neuropsicológicos.
É no ambiente familiar que os comportamentos são aprendidos de forma que as crianças possam se tornar adultos sociáveis. Assim a socialização primária, é tarefa primordial da família moderna Ocidental, pois assegura o ingresso e participação da criança no mundo social, e consiste no processode aprendizagem e internalização do mundo objetivo, possibilitando a compreensão de si, dos outros e do mundo social como dotado de sentidos.
Desta maneira a socialização da criança ao seu mundo social é filtrado pelos seus mediadores. Em outras palavras, o mundo é “apresentado”, “traduzido” para a criança por intermédio dos pais que ensinam as regras do jogo social. Nesse processo a criança“assume” o mundo dos seus pais. Entretanto, não internaliza esse mundo passivamente, mas de uma maneira crítica e dinâmica: aceita, reelabora e rejeita.
Esse processo de aprendizagem se inicia nos primeiros anos de vida, com o conhecimento e domínio do próprio corpo. A família começa ensinando a comer, a andar, a controlar os esfíncteres e a falar. Ou seja, a criança vai adquirindo um conhecimentoprogressivo de si e do mundo. De acordo com Gomes (1994),
A família transmite às nova gerações, especialmente à criança, desde o nascimento, padrões de comportamento, hábitos, usos, costumes, valores, atitudes, um padrão de linguagem. Enfim, maneiras de pensar, de se expressar, de sentir, de agir e reagir que lhe próprios, naturais. Não bastasse tudo isso ela promove a construção das bases da...
tracking img