Cotas raciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 OBJETIVOS




O presente trabalho tem o propósito de analisar as ações afirmativas, com ênfase especificamente na política de cotas raciais como forma de promover a igualdade entre grupos isolados socialmente ou economicamente. O foco principal será analisar a legitimidade e a coerência desta forma de ação, delimitando o espaço à UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná,campus de Toledo/PR. A discussão permeia os critérios de avaliação para a inclusão de negros nas instituições públicas, concebendo que há uma discriminação da população negra no que diz respeito ao acesso à educação superior.

Colocando a sociedade no papel principal e dando a esta a possibilidade da construção de um futuro livre da marginalização racial, a intenção desse estudo seráverificar as regras e critérios adotados para a escolha dos alunos que são favorecidos por essa política e as possibilidades de inovação na sociedade brasileira, dando voz aos aspectos culturais, econômicos e a real legitimidade nesse processo na construção do equilíbrio social.




2 OBJETO

O objeto de estudo refere-se às pessoas ocupantes de vagas destinadas a alunos cotistas em universidadepública, especificamente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Não se refere a qualquer espécie de cotista, mas especialmente os casos em que o condicionante enquadrar-se na questão de raça.

A discussão vai além da questão no negro na universidade, entretanto este é o ponto de partida, em uma política de cotas justificada diante da constatação de que a universidadebrasileira é composta, de acordo com dados do IBGE (2009), por uma maioria branca, mesmo percebendo-se uma redução na desigualdade entre os grupos, no que diz respeito à média de anos de estudo e à presença de jovens no ensino superior, em 2009 os pretos e pardos ainda não haviam atingido os indicadores que os brancos já apresentavam em 1999, limitando a oferta de soluções para as dificuldades enfrentadaspelo nosso país.







3 JUSTIFICATIVA E VIABILIDADE

Esta discussão torna-se pertinente no que tange aos critérios de inclusão, uma vez que a formação social e racial no Brasil perpassa pela mistura de culturas, já que a política de cotas é uma forma que pode garantir a inclusão social de segmentos excluídos.

A viabilidade desse projeto é possível, pois se tem a disposição ocampus acadêmico da UNIOESTE – Universidade do Oeste do Paraná, como campo de pesquisa etnográfica e recursos bibliográficos teóricos diversos como livros e artigos disponíveis em bibliotecas.



4 PERGUNTA DE PARTIDA

As cotas raciais para universitários, da forma como esta instituída, baseada na raça é uma ação afirmativa que possibilita realmente a diminuição do preconceito e da desigualdadesocial gerando inclusão social?



5 HIPÓTESE

A hipótese levantada, por tanto, é que sendo o Brasil um país extremamente miscigenado, e sua pobreza sendo de diversas cores, até que ponto se torna justo e constitucional a adoção de uma ação afirmativa que potencializa um único grupo racial? Parto assim, do pressuposto que as ações afirmativas de inclusão, por meio das cotas raciais não têmgerado diminuição do preconceito, das desigualdades sociais, muito menos a inclusão social.


6 REVISÃO TEMÁTICA


Com o argumento de promover a igualdade, a criação dos mecanismos de facilitação do acesso das minorias (afro-descendentes, indígenas e seus descendentes) às universidades públicas, por meio da criação de vagas exclusivas para estes, o Estado brasileiro iniciou uma política compretensões de inclusão social e econômica a fim de diminuir as desigualdades, entretanto, o que se percebe é uma promoção e institucionalização destas desigualdades.
A idéia central da política de cotas é estabelecer a igualdade material entre brancos e negros, ou seja, tentar diminuir as desigualdades sociais, norteado pela máxima tratar desigualmente os desiguais na medida da sua...
tracking img