Cosplay

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho consiste em apresentar um grupo de cultura individualista, denominada Tribos Urbanas. O tema escolhido foi “Cosplay”, o qual é um grupo de pessoas que se inspiram em animes, mangás, filmes, videojogos e também criam seus próprios personagens, sua origem é norte-americana, mas em pouco tempo se expandiu pelo mundo. Os cosplayers, ou seja, os praticantes de Cosplay, nagrande maioria fazem dessa prática um hobby, porém alguns, como profissão.
Para obtermos conhecimento sobre este grupo, realizamos pesquisas virtuais, documentários e participamos do evento de comemoração do Cosplay no Brasil. Neste evento, entrevistamos Cosplayers de diferentes segmentos, dentre eles os seguintes personagens:

* Hinata (Veridiana, 10 anos)
* Inuyashia (Vinícius, 16)
*Haku (Laysa, 17 anos)
* Kakashi (Rodrigo, 25 anos)
* Jiraiya (Antônio, 50 anos)

O mesmo ocorreu no dia 20 de maio de 2012, na cidade de São Paulo em um salão de festas situado na rua: Domingos de Moraes, 1581, próximo a Estação Vila Mariana.
Em todos os eventos cosplayers existem competições para escolher o melhor cosplay. Além disso, no mundo, também existem competições que fazemmuitos se dedicarem mais nos trajes, essas disputam o melhor cosplay do mundo.
Perto da realidade, descobrimos os hábitos e práticas dos cosplayers, e que eles, assim como qualquer outra tribo social, também sofrem preconceitos pela sociedade.

COSPLAY

A palavra “Cosplay”

Muito se ouve na mídia ultimamente sobre o Cosplay, mas o que é cosplay e de onde veio essa atividade? A idéia doCosplay (コスプレ, Kosupure) é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay, termos em inglês que podem traduzir-se por "jogo de disfarces" ou “jogo de fantasias”. Ou seja, fazer um cosplay é disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, mangás, comics, videojogos, musicais ou ainda criar um personagem, interpretando-os damelhor maneira possível. Em menor escala há aqueles que se caracterizam como figuras históricas ou de criações originais. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.

A história

Quem nunca sonhou em sem um super-herói ou teve vontade de ’encarnar’ um personagem de filme apenas por achá-lo legal ou se identificar? Para aqueles que praticam cosplay isso é, alémde possível, uma diversão que garante fotografias e até mesmo prêmios para os que participam de competições.
O termo “cosplay” teve origem no Japão, na década de 80, na COMIKET, o primeiro evento do país voltado para animes/mangás. A brincadeira surgiu no ano de 1939, com o objetivo de dar vida aos personagens de quadrinhos, mas logo se expandiu, abraçando séries, desenhos animados, videogames  efilmes. A história do cosplay está intimamente ligada à história das convenções de ficção científica nos Estados Unidos. Durante a 1ª World Science Fiction Convention, ou Worldcon, em New York, quando um jovem de 22 anos chamado Forrest J. Ackerman, e sua amiga Myrtle R. Douglas compareceram ao evento como os únicos fantasiados entre o público. Ackerman, que anos mais tarde se tornaria um dosnomes mais influentes no campo da ficção científica, usava um rústico traje de piloto espacial o qual chamou de "futurecostume", e Myrtle estava caracterizada com um vestido inspirado no filme clássico de 1936 "Things to Come", baseado na obra de H.G. Wells. Ambos causaram agitação entre o público, resultando em um clima de estreitamento entre a ficção e a realidade que mudou pra sempre a cara dasconvenções do gênero. As fantasias da dupla, confeccionadas por Myrtle fizeram tanto sucesso que no ano seguinte dezenas de fãs compareceram à convenção em trajes de ficção científica.
Forrest J. Ackerman faleceu aos 92 anos no dia 4 de dezembro de 2008 e teve uma grande influência nesta história não somente na origem, organização e no crescimento do movimento de fãs, mas também no desempenho de...
tracking img