Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Escolha um dos temas abaixo e fale brevemente sobre ele:

DROGAS
A presente aula terá por objetivo apresentar a importância da família durante o tratamento do dependente químico com aintenção de se abster da droga. As drogas psicotrópicas, também chamadas de psicoativas, são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que atuam sobre o sistema nervoso central, provocandoalterações psíquicas e podendo causar sérios danos psicológicos ao seu consumidor, como também danos a família do usuário.
Muitas drogas, hoje consideradas como ilegais ou de uso restrito, já foramusadas no passado em grande quantidade como remédios ou fortificantes, até o início do século XX, a cocaína, por exemplo, era empregada como anestésico em pequenas cirurgias, sendo receitada, inclusive,como estimulante em casos de depressão.
Porém, atualmente, o uso da droga passou a ser uma maneira de fuga da realidade. O seu primeiro contato geralmente ocorre com o tabaco, álcool e, emseguida, com a maconha, esses são tão perigosos quando qualquer outra droga.
O poder público vem atuando com caráter preventivo e com tratamento apresentado antidrogas por vários órgãos, comoa Secretaria Nacional Antidrogas, com Políticas Públicas Antidrogas e Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas.
É constante a ênfase dada ao tema drogas. A mídia, sinteticamente,destaca em noticiários o uso abusivo de drogas entre jovens e adolescentes, contudo, ao mesmo tempo propicia imagens de propagandas, onde instigam as pessoas a experimentarem.
Sabe-se que asdrogas comprometem o sentido realístico da vida e subvertem o senso de responsabilidade, fragilizando a família, os laços comunitários e a própria força do trabalho nacional. Daí a necessidade de umaefetiva prevenção, que a própria legislação brasileira enfatiza, deve-se operar através da educação, pois, em última análise, o uso de drogas é uma agressão à saúde pública, no presente e um crime...
tracking img