Verbetes - federalistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Verbetes

1 – Descreva a concepção de natureza humana dos federalistas.

Os defensores do federalismo reconhecem a fraqueza e maldade da natureza humana.
Tratando sobre asvantagens naturais da União, Jay diz que a necessidade de um governo é indispensável. Com isso, afirma que: “quando e como quer que ele seja instituído, o povo deve ceder-lhe alguns de seusdireitos naturais, a fim de investi-lo dos necessários poderes”.
A nova Constituição seria o contrato que regeria a relação Estado/povo ou governo e governado. Os poderes estariam nas mãosde homens que governariam o Estado. “Todo homem que detém o poder tende dele abusar”. Neste momento, os defensores do federalismo se aproximam de Montesquieu, uma vez que apontam anecessidade de um poder para frear outro poder. Neste sentido, O Federalista faz uma relação com a natureza humana: “se os homens fossem anjos, não seria necessário termos governos”. Mas éda natureza humana ter ambições, interesses e desejos.

Em suma, os Federalistas crêem que, pelo fato de a natureza humana ser permeada por ambições, interesses e desejos de todaordem, a sociedade não tem condições para sobreviver de forma pacífica sem a existência de pressões, ameaças, e punições para as possíveis infrações.


2 – Analise as escolhasinstitucionais como conseqüências da concepção da natureza humana.

Os Federalistas acreditam que, para que a liberdade possa ser exercida no âmbito social, o Governo deve atuar comocontrolador do próprio Governo. O poder deve partir do povo e voltar para ele através das instituições. O governante deve ser habilitado para o controle e depois deve ser obrigado a controlar-se.Nesse sentido, a ambição deve ser neutralizada com a própria ambição. Assim, surge a Câmara dos Deputados e o Senado onde os cidadãos são representados e o Estado se faz representar.
tracking img