Cosplay

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE LETRAS – LÍNGUA E LITERATURA JAPONESA

COSPLAY

Manaus - Amazonas
2012

ANA JESSICA FERREIRA LIMA DE CASTILHO
DENYS DE PAULA ALMEIDA
jacques laurent de morais nogueira
rachel michiles carvalho

COSPLAY

Trabalho solicitado para aproveitamento na disciplina Cultura Japonesa I, do curso Letras – Língua e Literatura Japonesa,ministrada pela profª Linda Midori Tsuji Nishikido, Universidade Federal do Amazonas.

Manaus – AM
2012
Cosplay – Dos EUA ao Brasil um fenômeno japonês

A história da cultura japonesa sempre foi marcada por uma características simbiose do que é estrangeiro para uma apropriação interna, “é caracterizada pela aceitação audaz e assimilação de influências” (TAZAWA, MATSUBARA, OKUDA, NAGAHATA, p.108,1973) do que vem de fora. Assim, ao falarmos do cosplay, não seria estranho imaginar que suas origens não são japonesas, mas sim americanas.
Em 1939, durante a 1º World Science Fiction Convention (“1º Convenção Mundial de Ficção Científica” em tradução própria e livre) – WorldCon - duas pessoas, Forrest J. Ackerman e Myrtle R. Douglas, compareçam fantasiadas entre o público de 185 pessoas. Osucesso da dupla foi imenso entre os fãs americanos que nos anos seguintes repetiram em escala cada vez maior o fenômeno da fantasia nos eventos, fazendo surgir as “masquerades”, concursos de fantasias e apresentações criativas para entreter os outros fãs (FRANÇA, 2008).

Ilustração 1: Ackerman na WorldCon de 1939, a origem do cosplay moderno. Fonte: TEODORO, 2009.
Algo que era limitado aos EUA eprincipalmente ao mundo da Ficção Científica foi levado para o Japão no ano de 1983/84 através de Nobuyuki Takahashi que estava visitando a WorldCon daquele ano e ficou impressionado pelas “masquerades”, publicando sobre o tema em diversas revistas japonesas e cunhando o termo “Costume play” visto que no sentido japonês, “Masquerades” se tratava de festas aristocráticas à fantasia, algo bem diferentedaquilo que Takahashi buscava retratar e espalhar entre os fãs japones (ADRIATTE, BENEDETTO, 2005; FRANÇA, 2008; TEODORO, 2009; WING, 2006).

Ilustração 2: Nobuyuki Takahashi. Fonte: Site Cosplay Brasil.
A primeira vez que o termo “Cosplay (コスプレ)” foi usado data do ano de 1983 quando Nobuyuki, informado que “Costume Play” estaria incorreto em inglês, resolveu usar a expressão contraída naedição de Junho da revista japonesa MyAnime, “diz-se que os primeiros cosplayers japoneses inspiraram-se na obra de Rumiko Takahashi: Urusei Yatsura” (TEODORO, 2009).
Assim, deu-se o início da expansão de um hobbie que, se iniciou nos EUA, se propagou dentro das peculiaridades japonesas para o resto do mundo, até mesmo voltando aos norte-americanos com um toque diferente das suas origens nas“masquerades” (ADRIATTE, BENEDETTO, 2005; FRANÇA, 2008; TEODORO, 2009).

Ilustração 3: Pagina da revista My Anime onde e dito que o termo cosplay apareceu pela primeira vez. Fonte: TEODORO, 2009.
Mas então o que marcaria a diferença entre o Cosplay, as Masquerades e o simples ato de se fantasiar? Cosplay, do inglês “Costume Play” significa literalmente “Brincar/Interpretar de fantasia”, mas diferente dassuas origens americanas, o cosplay busca uma aproximação muito maior com os personagens específicos a serem representados. Mais do que simplesmente reproduzir uma roupa, um adereço e/ou a simples aparência de um personagem, o Cosplayer (aquele que faz cosplay) busca ser o personagem, reproduzindo seus trejeitos, gestos, falas e personalidade quando nas suas apresentações em eventos ou mesmosimplesmente posando para fotos. Não é apenas fantasiar-se como seu personagem favorito, há um traço fundamental que é a teatralidade (AMARAL, DUARTE, 2008 apud TEODORO, 2009). Leão (2007 apud TEODORO, 2009) comenta sobre esta diferenciação ao falar que ao contrário das fantasias o diferencial do cosplay está na reprodução da roupa em seus mínimos detalhes, de forma a parecer algo que se usaria...
tracking img