Corrosivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução

Conteudo 2

Conceito 3

Utilização 4

Riscos 5

Transportes 6

Carga e Descarga 7

Identificação 8

Embalagens..............................................................................................................................9Manuseio................................................................................................................................ 10

Ficha técnica 11

Bibliografia..............................................................................................................................17

Introdução

Materiais Corrosivos Classe 08
São substâncias que apresentam uma severa taxa de corrosão ao aço. Evidentemente, tais materiais são capazes de provocar danos também aos tecidoshumanos.
Uma substância corrosiva que tem a capacidade de corroer, desgastar destruir a pele por ação química.Esta substância é capaz de destruir a superfície a qual esteja em contato.
Quando o efeito corrosivo atinge os tecidos vivos, é em geral designado por queimadura química. As substâncias corrosivas provocam sérios riscos à saúde das pessoas, incluindo danos aos olhos, pele e outros tecidos,e se inalado ou ingerido pode afetar o sistema respiratório e gastrointestinal.
Basicamente existem dois principais grupos de materiais que apresentam essa propriedade e são conhecidos por ácidos e bases. Ácidos são substâncias que em contato com a água liberam íons H+, provocando alterações de PH para a faixa de 0 (zero) a 7 (sete). As bases são substâncias que em contato com a água, liberamíons OH-, provocando alterações de PH para a faixa de 7 (sete) a 14 (quatorze). Como exemplo pode-se citar o ácido sulfúrico, ácido clorídrico, ácido nítrico, hidróxido de sódio e hidróxido de potássio, entre outros.

Conceito

O termo corrosão, derivado do verbo latino (corrodere), que significa morder ou corroer.
As substâncias corrosivas atuam de forma diferente dos venenos, já que seu efeitosobre os tecidos é imediato, contudo nada impede uma substância corrosiva de ser venenosa, sendo comuns os produtos que são simultaneamente corrosivos e venenosos. Quando em baixa concentração, uma substância corrosiva é geralmente um irritante, causando danos irreversíveis na pele e nos tecidos.
A corrosão de superfícies não vivas, como os metais, é um conceito distinto. Por exemplo, uma célulaeletroquímica (como o ferro) em contato com o ar/água produzindo ferrugem.
Basicamente existem dois principais grupos de materiais que apresentam essa propriedade e são conhecidos por ácidas bases.
O contato desses produtos com a pele e os olhos pode causar severas queimaduras, motivo pelo qual deverão ser utilizados equipamentos de proteção individual compatíveis com o produto envolvido.Utilização

Que outros cuidados devem ser tomados com substâncias corrosivas?

Quando diluir ácidos com água, o ácido deverá ser adicionado lentamente à água, agitando continuamente a mistura; a água nunca deverá ser adicionada ao ácido. Quando se desprenderem acidentalmente fortes emanações de ácido ou outros produtos de risco similar, devido à ruptura ou deterioração de equipamento,recipientes ou tubulações, todos os operadores devem sair imediatamente do local de trabalho até que as equipes especializadas contornem a situação.
Os trabalhadores que possam estar expostos a contato com líquidos corrosivos, como compostos cáusticos de cálcio, potássio ou sódio, ou com poeiras dos mesmos, devem ter à sua disposição roupas e equipamentos de proteção.
Na fabricação, manipulação ouutilização de líquidos de caráter corrosivo é indispensável à existência de chuveiros de segurança e lava-olhos, já que, em caso de contato com qualquer parte do corpo, o primeiro socorro é a lavagem com abundante fluxo de água por quinze minutos. Só então é que se deve procurar atendimento médico.
 

Riscos

Que outros cuidados devem ser tomados com substâncias corrosivas?

Quando diluir...
tracking img