Direito romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO DIREITO ROMANO E A SUA PRESENÇA NOS ORDENAMENTOS JURÍDICOS MODERNOS José Cretella Júnior aponta alguns significados da expressão “direito romano”, interpretando-o como: a) aqueledireito que vigorou por 12 séculos; b) “direito privado romano”; c) o direito contido no “Corpo do Direito Civil”, para separá-la do “Corpo de Direito Canônico”, ou “Corpus Juris Civilis” e “Corpus JurisCanonici”, abrangendo mais delimitadamente aquele direito condensado no Império Romano do Oriente por Justiniano:
40 ARIES, Philippe; DUBY, Georges. Op. cit., p. 45. 41 CRETELLA JR., José. Curso dedireito romano: o direito romano e o direito civil brasileiro. 21. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1998, p. 9. 42 GRASSI, Fiorindo David. Direito romano hoje: síntese da história e da filosofia dodireito romanista. Frederico Westphalen-RS: URI, 1996, p. 53.
A expressão direito romano é empregada ainda para designar as regras jurídicas consubstanciadas no Corpus Juris Civilis, conjunto ordenado deleis e princípios jurídicos reduzidos a um corpo único, sistemático, harmônico, mas formado de várias partes, planejado e levado a efeito no VI século de nossa era por ordem do imperador Justiniano,de Constantinopla, monumento jurídico da maior importância, que atravessou séculos e chegou até nossos dias.41
O conjunto de normas jurídicas regeram o povo romano nas várias épocas de sua História,desde as origens de Roma até a morte de Justiniano, Imperador do Oriente, ocorrida em 565 da era cristã.42 A importância do estudo do direito romano, para os juristas, é traduzi da nesta passagem deJosé Carlos Moreira Alves, citando o autor francês Huvelin:
Ora, nenhum direito do passado reúne, para esse fim, as condições que o direito romano apresenta. Abarcando mais de 12 séculos de evolução- documentada com certa abundância de fontes -, nele desfilam, diante do estudioso, os problemas de construção, expansão, decadência e extinção do mais poderoso império que o mundo antigo conheceu....
tracking img