Corrente alternada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Chama-se corrente elétrica o movimento ordenado das cargas elétricas em um condutor. Estas cargas são aceleradas pela diferença de potencial a que estão submetidas. Se a diferença de potencial forconstante, o movimento das cargas elétricas terá um único sentido e velocidade constante, em circuitos comuns com certa resistência. Ou seja, neste caso o fluxo de cargas elétricas em uma área de seçãotransversal é constante ao longo do tempo. O sentido real da corrente elétrica é o sentido do movimento dos elétrons, conforme mostra a figura abaixo:


Mas o sentido convencional adotado no meiocientífico é o sentido do movimento das cargas positivas:



Porém, se a diferença de potencial variar com o tempo, o fluxo de cargas elétricas vai mudar, de acordo com a variação na tensão. Quandoesta variação da tensão oscila entre valores positivos e negativos, ou seja, a polaridade alterna-se entre positiva e negativa, pode-se dizer que a corrente elétrica gerada é uma corrente alternada.As correntes elétricas alternadas em geral obtidas variam de forma senoidal com o tempo. Ou seja, oscila senoidalmente entre valores máximos e mínimos. A expressão para a força eletromotriz tem aforma:

ε = εm . senω . t

εm é a amplitude máxima da força eletromotriz e ω é a frequência angular em rad/s. Conforme mudam os valores do tempo, a amplitude da força eletromotriz também muda. Paraos diferentes n inteiros a partir de 0, a força eletromotriz é nula. Os valores mínimos ocorrem para os n.π, com n variando de 0 a ∞. Os valores máximos da força eletromotriz ocorrem para os (n +½).π, com n inteiros variando de 0 a ∞.

Imediatamente após aplicada a tensão, a corrente elétrica varia de maneira irregular com o tempo. Este é o chamado efeito transiente. Após cessar o transiente, acorrente elétrica oscila de maneira senoidal da mesma forma que a tensão aplicada.

A expressão para a intensidade da corrente elétrica tem a mesma forma da equação para a tensão, embora agora...
tracking img