Nanotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
 
As nanotecnologias que estão dando seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento de nanopartículas, uma tecnologia com base molecular atômica, vem inovando e revolucionando diferentes áreas do mercado. Nas engenharias do petróleo há várias pesquisas em andamento, as nano-amphil já ganharam a mídia e logo estará no mercado, esta substituem os atuais desemulsificantes na separação deóleo e água, apresenta inúmeras vantagens incluindo econômica.

O que e nanotecnologia

A nanotecnologia (chamada também de Nanotech) é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, incluí o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas (como amedicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. É uma área promissora, que se inicia e vem, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos,Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem.O objetivo principal não é chegar a um controle preciso e individual dos átomos, mas elaborar estruturas estáveis com eles.

Nanotecnologia na Industria do Petróleo

E de conhecimento geral a amplitude desta tecnologia, que vem inovando diversossetores, em busca de melhores resultados, não só criando novas alternativas como aperfeiçoando as existentes. Pesquisas vem sendo realizadas e financiadas, em busca de resultados satisfatório, também na indústria petrolífera que comanda grande parte da economia atual.
Atualmente há várias pesquisas em escala nano na área petrolífera, porém muitas ainda nem estão em fase experimental. Ananoparticulas Anfifilicas ( afinidade por óleo e água) e o vem se destacando no mercado.

Nanoparticulas Anfifilicas Magnetico - nano-amphil

Nano-amphil x Desemulsificantes

Desemulsificantes

A presença de agentes emulsificantes ou emulsificantes naturais, no petróleo, forma uma película que impede o contato entre as gotículas, estabilizando a emulsão. A estabilidade da emulsão dependeprincipalmente da presença de agentes emulsificantes (asfaltenos, resinas, argilas, sílica, sais metálicos, etc.)Esses agentes emulsificantes se apresentam na forma de partículas sólidas que tendem a ser insolúveis em ambas as fases líquidas, porém, algum elemento desse agente tem uma preferência para o óleo e outro elemento prefere a água. Agem formando um filme adsorvido em torno das gotículas dispersas oque ajuda a impedir a floculação e a coalescência. Também diminuem a tensão interfacial da partícula de água,causando formação de partículas menores (Silva, 2004). A presença e a natureza da emulsão podem determinar o sucesso econômico da extração do petróleo. Elas também estão presentes durante a produção do petróleo, pois a água é bombeada juntamente com o óleo dos poços de petróleo. Na etapa derefino, o petróleo precisa ser dessalgado e para isso é adicionada água a fim de retirar os sais dissolvidos e freqüentemente este procedimento resulta em uma emulsão.
Atualmente copolímeros de óxido de etileno e óxido de propileno são os desemulsificantes mais utilizados. Pesquisas estão sendo realizadas no sentido de tornar a quebra da emulsão mais eficiente. O desemulsificante pode ser aplicadode três formas: injetado diretamente no poço por um sistema
Gás-lift, durante a produção ou ajuste do manifold. Com relação à concentração deve-se ter grande atenção, existe o estudo do ponto ótimo de concentração, que depende do tipo de óleo e da quantidade de água emulsionada, onde abaixo desse ponto a ação do desemulsificante é insuficiente e acima se torna antieconômico.
O processo de...
tracking img