Plano agache - curitiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O crescimento populacional sempre foi uma preocupação presente não somente no plano de governo dos prefeitos e governadores mas também discutido de forma inteligente na Câmara de Curitiba.Os problemas que hoje enfrentamos como por exemplo à escassez de alguns recursos naturais considerados vitais ao ser humano como a água, ou até mesmo problema como superlotação de ônibus foramestudados e previstos. Tudo começou em 1941 quando o município de Curitiba com influência francesa originou o segundo grande plano urbanístico. A responsável por tal obra foi a firma paulista Coimbra Bueno &Cia, que por sua vez contratou o arquiteto e urbanista francês Alfredo Agache. O plano foi entregue à Prefeitura de Curitiba em 23 de outubro de 1943.

Pelo Plano Agache, foi adotado um sistemaradial de vias ao redor do centro. Deixou marcas que permanecem: as grandes avenidas, como Visconde de Guarapuava, Sete de Setembro e Marechal Floriano Peixoto; as galerias pluviais da Rua XV deNovembro; o recuo obrigatório de 5 metros para construções novas; a concentração de fábricas na Zona Industrial atrás da Estação Ferroviária; a previsão de áreas para o Centro Cívico e para o CentroPolitécnico; o Mercado Municipal. O Plano Agache orientou as autoridades municipais até 1958, quando foi criado o Departamento de Urbanismo da Prefeitura, junto com a Coplac – Comissão de Planejamento deCuritiba.

Como podemos ter uma idéia, tal procedimento urbanístico foi instaurado para uma determinada concentração populacional que por sua vez encontra-se em crescimento exponencial.Considerando um aumento gradativo na população de Curitiba, teremos que rever algumas situações entre elas o zoneamento urbano que provavelmente passará por uma “verticalização” para ocupar melhor as áreas emtorno do centro de Curitiba. Aumento das Indústrias e consequentemente uma maior geração de efluentes líquidos dispostos após tratamento no corpo receptor hídrico, porém teremos que rever os...
tracking img