Correios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMÓRDIOS DOS CORREIOS EM PIRACICABA (sp)

O Primeiro documento oficial:

O povoamento iniciou-se com a sesmaria doada em 15/11/1693 pertencente ao termo da Vila de Itu, cujo o contemplado foiPedro de Moraes Cavalcanti, que na sua petição alegava que iria povoar com toda a sua família, a região que nesta época já era conhecida como Piracicaba ( sendo na linguagem indígena; Pira: peixeCicaba: fim), devido a abundância dos peixes que ali se encontravam sem que conseguissem subir o salto. Infelizmente por ausência de documentos e correspondências que se deterioraram com o tempo não temoscomo seqüência-la.

A primeira correspondência:

A fim de facilitar as idas e vindas dos viajantes que se deslocavam para as minas em Cuiabá (nesta época realizada pelos rios), o governadorRodrigo Cesar de Menezes lançou uma ordem em 23/11/1721 a fim de encontrar uma pessoa que abrisse um caminho por terra, on de somente no ano de 1726 foi concedido a Felipe Cardoso, residente em Itu, umasesmaria no porto do rio Piracicaba. Assim a região se tornou paragem no caminho para Cuiabá (Oficio do Conselho Ultramarino livro 8, fl. 135).
Findado em 10/01/1730, onde uma Ordem Régia, proibiu maisde um caminho para as minas, evitando desvios do ouro. Contudo o povoado não se extinguiu e em 28/03/1733, o sertanista Manoel Correia Arzão, enviou desta região, correspondência ao Capitão Generalde São Paulo sobre os combates aos índios Paiaguás e Caiapós que roubavam as caravanas paulistas, as quais se dirigiam para a mina de Iguatemi. Esta carta até o momento, é a primeira conhecida, a qualse encontra na biblioteca Nacional do Rio de Janeiro na secção de manuscritos (II-35,21-56n.4/CA - São Paulo). Esta por sua vez, chegou as mãos do Conde de Sarzedas trinta dias após, em função daspéssimas condições da picada até São Paulo e o transporte muito lento; no lombo de animais.
Apesar destes fatos, a fundação oficial do povoado de Piracicaba ocorreu somente em 01/08/1767 com Antonio...
tracking img