Correios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
1. Revisão Conceitual
As primordiais teorias da administração
A teoria da Administração Cientifica foi criada por Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e inicio do século XX, ela se baseia em garantir o melhor custo/beneficio aos sistemas produtivos. Taylor nasceu na Filadélfia, 20 de Março de 1856 e morreu também lá em 21 de Março de 1915 mais conhecido por F. W. Taylorfoi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operária, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Em 1903 ele publica o livro “Administração deOficinas” onde expõe pela primeira vez suas teorias. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.
Seus primeiros estudos foram:
* Em relação aodesenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
* Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própriavisando sempre o seu máximo desenvolvimento.
* Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a coparticipação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.
* Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduziu ocontrole com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma sequência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional.
* Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente,apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados.
* Incluiu um sistema de pagamento por quantidade (ou por peça) produzida. Isso fazia com que os rendimentos dos funcionários aumentassem de acordo com seu esforço. Assim, Taylor conseguiu maximizar significativamente a eficiência da organização.
Em seu segundo livro “Principles ofScientific Management” (Princípios de Administração Científica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, introduz os quatro princípios fundamentais da Administração Cientifica:
* Principio de planejamento: substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos- sai de cena o improvo e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado etestado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
* Principio de preparo dos trabalhos: selecionar os operários de acordo com suas aptidões e então prepara-los e treina-lo para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
* Principio de controle: controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar deque esta sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
* Principio da execução: distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

A Teoria Clássica é idealizada por Henri Ford enfatizada pela estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.
Paralelamente aos estudos...
tracking img