Corpos deficientes, eficientes e diferentes: uma visão a partir da educação física

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O artigo vai tratar sobre as pessoas com deficiência e sobre o conceito que vem se modificando ao longo dos séculos em relação a essas pessoas. Apresentando as evoluções da Educação Física inclusiva.Este é dividido em três partes, corpos deficientes: um olhar no passado; corpos eficientes: vivenciando o presente; corpos diferentes: refletindo o futuro.
A primeira parte apresenta que as pessoascom deficiência eram vistas com menosprezo, muitas vezes mortas, assassinadas ou encaradas como maus espíritos.
Na Grécia antiga havia grande preocupação com o corpo saudável, forte pra combate, eas deformidades originadas das guerras é que eram consideradas horas de heróis. Aos diferentes ainda restava à morte. Roma dá continuidade aos pensamentos gregos, onde as pessoas deficientes eramencaradas como incapazes mental e corporalmente, e considerados não merecedores a vida.
Já na Idade Média, os corpos deficientes eram vistos como marcados pelo demônio, devido à ascensão do cristianismona época. Porem no decorrer desse período estas pessoas deixaram de ser exterminadas, mas ainda excluídas do convívio social.
Surge então o Renascimento, sinônimo de renovação de conceitos, onde oser humano passa a ter um papel mais participante, surgindo aqui os primeiros indícios de pesquisas sobre deficientes, mesmo com essa evolução as PD ainda são perseguidas.
No período contemporâneomarcado pelo sistema capitalista as pessoas com deficiência ainda sofriam a margem da sociedade. Estudos científicos atingem o auge no século XX, onde se tem o início dos interesses governamentais pelosPD na educação, medicina e psicologia.
Com o fim da II guerra, programas de reabilitação são criados, sendo positivo em relação a estas pessoas. Neste período é que a Educação Física volta seu olhara atender a clientela com deficiência. E a educação passa a creditar na capacidade olhando além da deficiência pensando em transformar a realidade para auxiliar os necessitados.
Nesta segunda...
tracking img